01/10/2010 - 01h27

Marina diz que Serra perderá eleição por abrir mão de princípios

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Enviado ao Rio de Janeiro

Terceira colocada nas pesquisas, mas em ascensão nas últimas semanas, a presidenciável do PV, Marina Silva, afirmou após o debate na TV Globo na madrugada desta sexta-feira (1º) que seu principal alvo no encontro, o tucano José Serra, perderá a disputa no domingo por falta de coerência na campanha. Ela repetiu que quer um segundo turno entre ela e Dilma Rousseff (PT), hipótese hoje remota.

Em entrevista coletiva após o debate, Marina disse que o candidato do PSDB vai “perder perdendo, porque abriu mão de princípios e de ser coerente por questão eleitoral”. Ela insistiu que quer vencer as eleições para governar “com os melhores do PT e do PSDB”, mas citou apenas o senador Pedro Simon (PMDB-RS) como um dos membros de um eventual governo seu.

Marina também criticou a postura dos dois líderes nas pesquisas, que não fizeram nenhum questionamento um ao outro. “Eu não me furtei a questionar todos os candidatos, como fiz em todos os debates”, disse. “Quando eles perceberam que o plebiscito foi quebrado, se furtaram.”

A candidata ainda disse que Serra promoveu “um festival de promessa” no debate. E que o tucano “uma hora diz uma coisa, outra hora diz outra”. “O povo vai reconhecer. O que está nas ruas é muito maior do que as pesquisas conseguem indicar. Por uma questão de Justiça, aquela que só teve 1 minuto e 20 para suas propostas, vai ter igualdade no segundo turno para debater”, afirmou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host