01/10/2010 - 00h18

Em debate, Serra cita mensalão e diz que Dilma e Marina são parecidas

Diego Salmen e Rosanne D'Agostino
Do UOL Eleições

O candidato José Serra (PSDB) citou o escândalo do mensalão para atacar as duas adversárias na disputa pela Presidência, durante debate transmitido na noite desta quinta-feira (30) pela TV Globo.

Após ser questionado por Marina Silva (PV) sobre o programa Bolsa Família, Serra irritou-se com a pevista: “Não use sua regra para medir os outros, eu diria que você tem muito mais coisas parecidas do que quaisquer candidatos aqui. Você e a Dilma são muito parecidas. Você estava no governo do mensalão. Mas eu não estou usando a minha régua. Eu não tenho a qualificação para ficar arbitrando dessa maneira”, atacou.

Marina questionou Serra sobre programas sociais, afirmando que tucanos e democratas fizeram diversos pronunciamentos contra o Bolsa Família. “Quando eu era ministro da Saúde eu criei um programa Bolsa Alimentação. O governo federal juntou e chamou de Bolsa Família e continuou expandindo. A sede disso está em ações como a minha. Eu pelo contrário vou fortalecer”, afirmou Serra. “Eu acho estranho que toda vez volta a mesma pergunta, a mesma resposta. Até esse programa o Geraldo Alckmin começou em 2008”, completou.

Em seguida, Serra aproveitou a pergunta a Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) para mais uma vez atacar o governo federal. “Por que você acha que o governo federal faz essa política de ajuste acima da inflação?”, questionou. Dilma e Marina não tiveram tempo no debate para responder aos ataques.

No início do bloco, Dilma e Marina comentaram sobre o governo Fernando Henrique Cardoso. A primeira, afirmando que houve um tratamento diferente do governo Lula com relação à crise econômica, a segunda, elogiando a estabilidade trazida durante os oito anos do tucano no poder. “Eu acho que diante da crise, a gente não faz teoria”, disse a petista.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host