18/08/2010 - 11h17

Serra diz que vai criar o ProUni para ensino técnico

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Serra prometeu criar o Protec durante debate Folha/UOL

    Serra prometeu criar o "Protec" durante debate Folha/UOL

O candidato presidencial José Serra (PSDB) prometeu nesta quarta-feira (18) criar o "Protec", uma versão do programa ProUni para ensino técnico, oferecendo bolsas para estudantes ingressarem em instituições privadas.

No primeiro bloco do debate Folha/UOL, Serra questionou a candidata Marina Silva (PT) sobre os planos da candidata para a educação. Marina respondeu que "a educação é a prioridade das prioridades" e disse que é necessário realizar uma "atualização de conteúdos".

"Temos que ter uma visão [integrada] da educação infantil à universidade", afirmou. "Isso é válido para o Estado mais isolado do nosso país até o Estado de São Paula e do Rio de Janeiro, que não têm nenhuma justificativa para não ter uma posição de vanguarda".

Em réplica, Serra disse que criaria "o ProUni do ensino técnico", em referência ao programa federal "Universidade para Todos" que financia, parcial ou integralmente, as mensalidades de estudantes matriculados no ensino superior privado.

 

O candidato do PSDB também prometeu criar, em quatro anos, um milhão de vagas no ensino técnico no setor público. "Isso oferece futuro para os jovens, crescimento para economia", argumentou Serra.

Em tréplica, Marina prometeu aumentar a destinação de verba para a educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

 

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.

A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host