29/07/2010 - 11h44

Em aceno para rival Kassab, Alckmin pede mais parcerias entre governo de SP e capital

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O ex-governador e candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (29) que quer estreitar os laços, se eleito, com a capital paulista, do prefeito Gilberto Kassab (DEM). O comentário foi feito durante a sabatina promovida pelo portal UOL e o jornal Folha de S.Paulo.

“Pretendo fazer uma grande parceria com o município de São Paulo. Muitas já estão sendo feitas”, disse Alckmin. “A única secretaria que pretendo criar é a de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana. O mundo moderno é uma vida metropolitana”, completou o tucano, que em 2008 rivalizou com Kassab na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

A disputa dividiu o PSDB, já que Kassab tinha sido vice-prefeito do hoje presidenciável José Serra. “Eleição não se ganha todas e às vezes a gente aprende mais quando perde do que quando ganha”, disse Alckmin. “Apoiei o candidato dos Democratas [no segundo turno, contra a petista Marta Suplicy].”

O ex-governador afirmou que o racha do PSDB em 2008 não foi um erro, mas que notou ali seu favoritismo para a disputa deste ano. Ele é líder nas pesquisas de intenção de voto, com chance de vencer no primeiro turno. “A população me via mais como candidato a governador do que candidato a prefeito”, comentou.

Sobre os poucos eventos públicos dos quais participou nas últimas semanas, o tucano respondeu: “Tenho participado de caminhadas. Toda cidade que vamos fazemos isso, tomamos um cafezinho e falamos com a imprensa. Fizemos até um comício, em Itapira, depois das missa das 10”.

Alckmin foi sabatinado pelos jornalistas Irineu Machado, editor-executivo do UOL Notícias, Fernando Canzian, repórter especial da Folha, Mônica Bergamo, colunista da Folha e Denise Chiarato, editora de Cotidiano do jornal.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host