28/07/2010 - 15h21

TV levará Mercadante para o 2º turno, diz coordenador de campanha

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Edinho Silva, presidente estadual do PT-SP e um dos coordenadores de campanha de Aloizio Mercadante (PT), disse estar confiante de que com o início do horário eleitoral no rádio e na TV, os resultados das pesquisas vão mudar. No último final de semana, pesquisa Datafolha apontou Geraldo Alckmin (PDSB) com 49% das intenções de voto, seguido de Mercadante, com 16% e Celso Russomano (PP), com 11%.

"Essas pesquisas de início de campanha são um 'recall', fazem apenas uma fotografia do candidato. Com o início da campanha no rádio e na TV isso tende a mudar", disse Edinho, que também é candidato a deputado estadual pelo PT.

Segundo o petista, pesquisas internas feitas pela campanha de Mercadante mostram um alto grau de insatisfação da população com a gestão tucana, especialmente na capital e na região metropolitana. No interior, a situação é diferente, segundo ele, devido ao "distanciamento" que a população tem dos governos estaduais.

"No interior os eleitores pensam primeiro no voto para presidente e deixam para depois a escolha do governador", disse o coordenador.

Questionado sobre a participação de Celso Russomanno (PP) na disputa e de Paulo Maluf (PP) como cabo eleitoral do candidato, Edinho disse respeitar o candidato, "até porque o PP é um partido da base da candidata Dilma Rousseff", mas acredita que a disputa "será polarizada entre os candidatos do PT e PSDB".

Para ele, com o início da campanha na TV e no rádio, as demais candidaturas tendem a colaborar com a queda do candidato tucano nas pesquisas. "Acho que as outras candidaturas são importantes. O Paulo Skaf (PSB) tem uma representatividade, e o Russomano é mais popular, mais conhecido. Eles vão crescer na campanha e a tendência é o candidato tucano cair", disse Edinho, apostando no segundo turno entre Mercadante e Alckmin.


 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host