31/10/2010 - 16h28

Rondônia tem eleição tranquila e filas para justificar ausência

Beatriz Arcoverde
Enviada Especial do Radiojornalismo
Em Porto Velho

 Em Rondônia, as eleições ocorrem com tranquilidade, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RO). Mais de 20 mil pessoas trabalham na logística da eleição, sendo 13,5 mil mesários distribuídos por 3,3 mil seções eleitorais. Nos 52 municípios do estado 41 urnas apresentaram problemas e 15 foram substituídas.

De acordo com a diretora-geral do TRE-RO, Elizabeth Mesquita, o maior transtorno foi a falta de energia elétrica no município de Nova Mamoré. Como as urnas têm baterias, o apagão não comprometeu a votação.

Além da disputa presidencial, o rondoniense está decidindo quem será o novo governador. No primeiro turno, dos 1,08 milhão de eleitores aptos a votar no estado, 78% (846 mil) foram às urnas e a abstenção foi de 21,55 %.

O número de pessoas que procuram as sessões para justificar ausência na eleição é alto. Para minimizar as filas, o TRE-RO abriu sessões só para receber eleitores que estão fora do domicílio eleitoral.

Disputam o governo do estado os candidatos Confúcio Moura, do PMDB, e João Cahula, do PPS. Confúcio Moura já foi prefeito de Ariquemes, município rondoniense de porte médio, e é da coligação Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos (PDT, PMDB, PRTB, PC do B e DEM). No primeiro turno obteve 44,01% dos votos válidos.

João Cahula é o governador em exercício, cargo que assumiu depois que o então governador Ivo Casol renunciou para disputar uma vaga ao Senado Federal. No primeiro turno, Cahula conquistou 36,94% dos votos válidos. Ele representa a coligação Avança Rondônia (PPS. PP, PTB, PSL,PTN, PPS, PSDC, PHS, PMN, PV, PRP).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host