31/10/2010 - 09h27

Cerca de 2,7 milhões de paraibanos voltam às urnas para eleger governador e presidente

Daniella Jinkings
Enviada Especial da Agência Brasil

 

Cerca de 2,7 milhões de paraibanos vão às urnas em 9.270 seções eleitorais para escolher o governador do estado e o presidente da República neste domingo (31). A disputa na Paraíba está acirrada. A diferença no primeiro turno entre os candidatos Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB) foi de 9 mil votos.

Ontem (30), a última pesquisa do Ibope apontou empate técnico entre os dois candidatos. Ricardo Coutinho está na frente com 52% das intenções de votos válidos, enquanto José Maranhão tem 48%. Os votos válidos desconsideram os nulos e brancos.

No total, 40.769 pessoas trabalham nestas eleições, sendo que 39.325 são mesários de 77 zonas eleitorais no estado. Nos municípios de Cabedelo e Pedras de Fogo haverá votação com urna biométrica. A cidade de João Pessoa tem o maior colégio eleitoral do estado, com 467.665 eleitores, seguida por Campina Grande, que tem 276.726.

Além de agentes das polícias Federal e Civil, o pleito contará com 10 mil policiais militares para fazer a segurança nas seções eleitorais e coibir crimes como a boca de urna e a compra de votos. Além disso, tropas federais vão atuar nos municípios de Souza, Patos, Guarabira, João Pessoa e Campina Grande para evitar confrontos.

No primeiro turno, o índice de abstenções chegou a 18,4%. Para evitar que essa situação se repita no segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) investiu em campanhas de conscientização. Ontem (30), o presidente do tribunal, Genésio Gomes Pereira Filho, pediu em propaganda veiculada pela televisão que os eleitores compareçam às urnas neste domingo.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host