UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/09/2008 - 20h48

Petista João da Costa vai recorrer de decisão judicial para manter candidatura no Recife

Vanessa Calado
Especial para o UOL
No Recife
O candidato à Prefeitura do Recife João da Costa (PT), que teve candidatura cassada em primeira instância pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (23), afirmou que irá recorrer da decisão.

Divulgação
João da Costa é acusado de se usar Prefeitura de Recife para fazer campanha
Divulgação
Segundo colocado na disputa, Mendonça (DEM) deverá ser o maior beneficiado
DEM / Divulgação
DEM / Divulgação
Mendonça também distribuiu à imprensa foto em que cabo eleitoral do PT entregava peixe a eleitores Leia mais
Antes de estar excluído definitivamente da disputa eleitoral, o candidato pode apelar ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O juiz Nílson Nery determinou, ainda, inelegibilidade do petista por três anos. Pesa sobre o candidato acusação de ter utilizado funcionários com cargo de confiança (indicados pelo PT) na Secretaria Municipal da Educação para fazer campanha.

Em entrevista coletiva convocada depois do anúncio da decisão, João da Costa desfez também os boatos que corriam em Recife de que o PT indicaria
um substituto para concorrer ao cargo.

"Sou candidato pelo desejo e pela vontade do povo. E vou ganhar a eleição pelo desejo e a vontade do povo do Recife", disse.

Costa falou acompanhado das principais lideranças da sua coligação que reúne 16 partidos: o prefeito João Paulo (PT), o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT), o presidente estadual do PSB e candidato a vice na chapa, Milton Coelho, e o vice-governador João Lyra (PDT) - o governador Eduardo Campos (PSB) está em viagem oficial aos Estados Unidos.

"Vamos redobrar nossa agenda. E agora com muito mais força. Vamos mostrar às pessoas que existe uma articulação que envolve o PMDB, o PSDB e o Democratas. Uma articulação política com uma parte do sistema de comunicação do nosso estado. Mas eles vão ter que respeitar a vontade do povo", disparou.

O candidato disse ainda que "não existe candidatura cassada, existe apenas uma decisão de um juiz de primeira instância e para isso cabe recurso até a última instância".

Ele se disse convicto de que de a situação se reverterá ainda no pleno do Tribunal Regional Eleitoral, que deve julgar a sentença do juiz Nilson Nery ainda esta semana.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    teve candida%>