UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 16h38

No Recife, PF conclui que PT usou prefeitura em campanha; oposição vaza laudo

Vanessa Calado
Especial para o UOL
No Recife
No Recife, servidores municipais utilizaram computadores da prefeitura para "armazenar, coletar e distribuir informações e imagens de conotação eleitoral favorecendo o candidato João da Costa" (PT), diz parecer do MPF (Ministério Público Federal) com base em laudo da PF-PE (Polícia Federal do Pernambuco).

Com base no parecer e no laudo, a Justiça Eleitoral pernambucana divulgará entre estas segunda e terça-feira (23) sentença que poderá ser: responsabilização dos funcionários que usaram os computadores para fins de campanha - o que isentaria o candidato líder das pesquisas; cassação da candidatura ou arquivamento do processo.

No parecer, a promotora Andréa Nunes Padilha escreve que os e-mails enviados pelos funcionários da prefeitura demonstram "a forma autoritária e impostiva com que os cargos comissionados da Educação chamavam seus subordinados para a participação nos atos de campanha".

O parecer diz, ainda, que os computadores apreendidos na Secretaria da Educação pela PF tinham "informações repassadas pelo Diretório Nacional do PT sobre como os Diretórios Estaduais devem organizar os escritórios setoriais do partido".

Vazamento


Enquanto esperam a decisão judicial, DEM e PMDB divulgaram à imprensa, neste último fim de semana, os arquivos do processo, que correm em segredo de Justiça.

Para as assessorias jurídicas dos partidos de oposição, não houve irregularidade na divulgação já que elas obtiveram liminar autorizando o acesso ao conteúdo do processo.

A desembargadora Margarida Cantarelli prevê punições. Segundo ela, a liminar autorizava aos partidos ter acesso ao processo para uso próprio, e não para divulgação à imprensa. "É esse o excesso que as partes podem estar infringindo", disse a desembargadora.

O prefeito João Paulo (PT) disse que os adversários políticos do PT estão tentando judicializar a eleição. "O desespero tomou conta de vez dos nossos adversários. Quebrar o sigilo de justiça é uma coisa muito grave. Mas isso não tem impacto nenhum na eleições, pois o povo já escolheu de que lado está", afirmou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host