UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/09/2008 - 22h21

Justiça autoriza uso de imagens da ação da PF na Prefeitura do Recife em propaganda anti-PT

Da Redação
Em São Paulo
A Justiça da Propaganda Eleitoral autorizou, na última segunda-feira (1º), o uso das imagens da Polícia Federal em ação de busca e apreensão na Prefeitura do Recife no fim de agosto.

As imagens afetam diretamente o prefeito petista João Paulo, acusado de usar a máquina pública em favor da candidatura de seu afilhado político, João da Costa, primeiro colocado na última pesquisa Ibope.

Para o PT, a ação é resultado de perseguição política por parte de promotora pública. A sigla entrou com representação contra a promotoria.

Ja quem tentará "lucrar" com as imagens é o candidato Mendonça Filho (DEM), que divulgou à imprensa a decisão da Justiça.

A justiça eleitoral proibiu, ainda, a campanha de João da Costa de usar, no horário eleitoral, imagens de pessoas com coletes vermelhos, do mesmo modelo utilizado pelos funcionários da prefeitura.

Festival de ações
O coordenador jurídico da campanha de Mendonça, advogado Ramiro Becker, também deu entrada em cinco aços judiciais nesta terça-feira 2. A primeira pede que o juiz determine a ilegalidade da propaganda do candidato do PT num muro localizado na esquina da Rua Antônio Falcão com a Avenida Domingos Ferreira.

O muro pertence a uma grande rede de supermercado de origem francesa, que está construído uma unidade em Boa Viagem. A legislação eleitoral entende que a propaganda só pode ocupar 4 metros quadrados em cada muro. No caso, o muro todo está pintado com a propaganda.

A segunda ação diz respeito à utilização de cartazes de João da Costa em boxes do Mercado de São José. Os cartazes do candidato estão ao lado de propagandas institucionais da Prefeitura do Recife.

A resolução 22.718/2008 não permite a afixação de cartazes em locais públicos como mercados públicos, shoppings centers e feiras livres.

Na terceira ação, a coordenação jurídica pede a proibição de imagens do guia do PT em que as pessoas dizem que votam "Na Escola nos Trinques" e na "Academia da Cidade", programas da prefeitura do Recife.

As duas últimas ações impetradas hoje são referentes ao uso de símbolos da prefeitura na propaganda do PT. Numa delas, foi usado o programa "Recife.Com.Jovem" (com imagens de ônibus utilizados nesse programa) e o o "Projovem" (slogan de campanha com a marca da Prefeitura). A ação pede para suspender essa propaganda.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host