UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/08/2008 - 19h16

Amazonino possui 58% das intenções de voto em Manaus, diz Ibope

Da Redação
A primeira pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em Manaus aponta vitória do ex-governador Amazonino Mendes (PTB) no primeiro turno. Segundo o instituto, Amazonino lidera a disputa pela prefeitura da capital do Amazonas com 58% das intenções de voto.
  • Alberto Cesar Araujo/Folha Imagem

    O ex-governador Amazonino
    está na "lista suja" da AMB


    Omar Aziz (PMN) aparece com 16% da preferência do eleitorado. O atual prefeito e candidato à reeleição, Serafim Corrêa (PSB), tem 8%. Ele estaria tecnicamente empatado com Aziz, pois a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

    O candidato do PT, Francisco Praciano, possui 6% das intenções de voto. Praciano também está em situação de empate técnico com Serafim.

    Ricardo Bessa (PSOL) e Luiz Navarro (PCB) não atingiram 1% das intenções de voto. Outros 3% dizem votar em branco ou nulo e 8% declaram que ainda não sabem em quem votar.

    A pesquisa, contratada pela "Rádio TV do Amazonas", foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto. Ao todo, foram entrevistados 602 eleitores. O levantamento está registrado sob número 016/2008 na 58ª Zona Eleitoral de Manaus.

    Rejeição



    O atual prefeito Serafim Corrêa enfrenta o mais alto índice de rejeição em Manaus: 65% dos entrevistados afirmam que não votariam nele "de jeito nenhum".

    A atuação de Serafim à frente da prefeitura é considerada ruim ou péssima por 51% dos eleitores. Para 19% do eleitorado a gestão é ótima ou boa e 29% avaliam como regular.

    Ainda no quesito rejeição, aparecem Amazonino Mendes (16%) e Omar Aziz (12%). Bessa e Praciano registram 9% cada. Já Luiz Navarro possui 8% de taxa de rejeição. Outros 2% dos eleitores declaram que poderiam votar em qualquer um dos seis candidatos.

    "Lista suja"



    O ex-governador Amazonino Mendes, líder na pesquisa Ibope, está na "lista suja" da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). A relação, divulgada no site da entidade, apresenta os nomes dos candidatos que respondem a processos na Justiça, de origem criminal ou eleitoral.

    O petebista é o único candidato à Prefeitura de Manaus que aparece na relação. Amazonino é acusado de crimes relacionados à Lei de Licitações. Ele já foi prefeito de Manaus (1983-1984 e 1993-1994), governador do Amazonas (1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002) e senador (1991-1992).

    Impugnação



    Além de constar na "lista suja" da AMB, a candidatura de Amazonino Mendes (PTB) foi impugnada no dia 8 de agosto pela Justiça Eleitoral. De acordo com decisão proferida pela juíza do pleito, Maria Eunice Torres, Amazonino estaria devendo R$ 6 mil à Justiça quando ingressou com o pedido de registro de sua candidatura.

    Os advogados de Amazonino recorreram da impugnação. O argumento da defesa de Amazonino é o de que as multas não teriam sido pagas no período correto porque o candidato não foi informado da existência delas.

    "São muitos os processos que movem contra meu cliente. Em um dado momento ele foi multado, mas a Justiça Eleitoral não nos informou. Tenho certidões que provam que houve erro da Justiça Eleitoral", disse o advogado Daniel Nogueira.

    O recurso deverá ser julgado no próximo dia 19 pelo pleno do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) e pode recolocar o petebista de volta à disputa.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host