UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/07/2008 - 16h27

Amazonino Mendes está na 'lista suja' da AMB em Manaus

Da Redação
Atualizada às 20h

O ex-governador Amazonino Mendes, candidato à Prefeitura de Manaus pelo PTB, está na "lista suja" da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). A relação, divulgada nesta terça-feira (22) no site da entidade, apresenta os nomes dos candidatos que respondem a processos na Justiça, de origem criminal ou eleitoral.

Amazonino é acusado de crimes relacionados à Lei de Licitações. O petebista é o único candidato à Prefeitura de Manaus que aparece na lista da AMB. Ele já foi prefeito de Manaus (1983-1984 e 1993-1994), governador do Amazonas (1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002) e senador (1991-1992).

As primeiras informações divulgadas pela AMB são sobre os candidatos a prefeito e vice-prefeito nas 26 capitais do país. Esses números já estão consolidados e somente serão alterados caso novos processos sejam abertos.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) já havia pedido, no dia 15 de julho, a impugnação da candidatura de Amazonino, da aliança "Manaus, um futuro melhor", e do seu companheiro de chapa, Carlos Souza, por "ficha suja" na Justiça. Na ocasião, o MPE também pediu a impugnação de outro candidato à prefeitura: Omar Aziz (PMN), da coligação "União por Manaus".

Outro lado

Em nota oficial, Amazonino Mendes afirma que "a grosso modo", não responde a nenhum processo "como quer fazer crer o Ministério Público Eleitoral". Ele compara a ação do MPE "à época da ditadura militar".

O candidato reconhece, porém, que foram abertos quatro "procedimentos processuais" contra ele: dois no âmbito da Justiça Federal e dois na esfera estadual. Segundo Amazonino, dois processos foram alvos de arquivamento e, em outro caso, ele foi absolvido. O ex-governador argumenta ainda que não foi oferecida denúncia no quarto processo.

A assessoria do candidato informou também que foi impetrado um habeas-corpus para trancar o processo citado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Atualizada às 20h %>