UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/08/2008 - 11h35

Com candidatos velhos conhecidos, marqueteiros apostam em trajetória política em Belém

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Diante de um mês e meio de campanhas mornas nas ruas, com leis eleitorais mais rígidas, em Belém, os candidatos à prefeitura apostam alto no horário eleitoral gratuito para seduzir o eleitor e convencer os indecisos até o dia 5 de outubro. O ritmo de gravações está a todo vapor. E nesta guerra vale tudo, menos brigas e ataques aos adversários, que, por enquanto, estão fora de cogitação, adiantam. A idéia é, primeiro, apresentar os candidatos, profissional e politicamente, e depois adentrar nas propostas de trabalho.

Como a maioria dos sete candidatos já são velhos conhecidos dos eleitores, boa parte já exerceu mais de uma vez um cargo público, para os coordenadores de campanha este desafio torna-se ainda maior, pois passa a ser uma reinvenção do mesmo, com o intuito de surpreender o eleitor.

E é nos detalhes que aposta a coordenação de campanha do candidato José Priante (PMDB). Logo no primeiro dia de programa eleitoral gratuito, ao invés de reprisar o programa da manhã, serão exibidos dois vídeos inéditos com a proposta do candidato, que tem como vice o vereador Zeca Pirão (PP). Com um dos maiores tempos da TV, 6min32s, a idéia para esta primeira fase, segundo Walter Júnior, responsável pela produção dos vídeos, é apresentar a dupla. Por isso, será enfocada a trajetória política de Priante, que acumula cinco mandatos como parlamentar.

"É como se fosse uma prestação de contas. E sem dúvida teremos muito que mostrar, já que Priante foi um parlamentar atuante, que trouxe muitos recursos para o Pará", disse. A estratégia é ir também mesclando as imagens de estúdio com as das caminhadas feitas pelo candidato desde o início da campanha, com destaque também para os principais eixos do programa de governo. "Vai ser um programa propositivo, mostrando que o Priante sabe como administrar bem Belém e, principalmente, onde conseguir recursos para isso", adianta.

Priorizar a trajetória política também será a dianteira dos primeiros vídeos de campanha da candidata Valéria Pires Franco (DEM), que tem o mesmo tempo do adversário do PMDB. "Vamos mostrar toda a experiência que a candidata adquiriu como vice-governadora e também à frente da Secretaria de Proteção Social. Vamos deixar clara a competência e o preparo que ela tem para administrar a cidade", antecipa o organizador da campanha de Valéria, Orly Bezerra.

A desenvoltura da candidata, jornalista por formação e que por muito tempo esteve à frente de telejornais diários, será bastante aproveitada diante das câmeras, adianta Bezerra. Outro ponto que deverá ser evidenciado nos programas são as necessidades que a população de Belém enfrenta. "Vamos mostrar o trabalho que ela já fez, os do Paulo Chaves [vice na chapa], que hoje viraram verdadeiros postais de Belém, apresentar a proposta deles para Belém e sua a vontade sincera de querer fazer o melhor para cidade", afirma.

A propaganda do candidato à reeleição pela coligação "União por Belém", Duciomar Costa (PTB) será a terceira maior desta eleição. Durante 5min14s o atual prefeito vai mostrar as obras da atual administração, que, segundo o coordenador da campanha, Dênis Drummond, são o maior trunfo do candidato. "Vamos focar na realização das obras estruturais realizadas pela administração Duciomar Costa e usar uma linguagem parecida na televisão e no rádio, de forma criativa, com muita qualidade e positiva, sem baixarias", conta Drummond.

Por ele, nada de ataques aos adversários: "Não usaremos o horário gratuito na televisão e rádio para atacar os adversários, porque não temos motivos. Toda a campanha será focada em mostrar as realizações de Duciomar Costa à frente da Prefeitura de Belém, dando um tom de que é preciso dar continuidade a este trabalho", afirma.

Além de apostar na trajetória política de Mário Cardoso (PT), que já foi deputado estadual e secretário de educação, a campanha da coligação "Frente Belém Popular", de acordo com coordenador Bira Rodrigues, irá focar, principalmente, nestes primeiros programas, na boa relação que o município pode vir a ter com o Governo Federal, administrado por Lula, que é do mesmo partido dele.

"Claro que tocaremos também nos 13 pontos que estamos trabalhando para Belém. Nesse primeiro momento a população poderá saber quem é o professor Mário", diz. No programa que terá 3min25s de exibição será destacado também que o PT não é um "marinheiro de primeira viagem", uma vez que de 1997 a 2003 a cidade foi governada pelo partido, tendo como homem de frente o então petista Edmilson Rodrigues, hoje aninhado no PSOL.

Mas ele não será o único a querer desfrutar do prestígio da administração anterior. A candidata Marinor Brito (PSOL), que conta com o apoio oficial de Edmilson, também tem ligado muito a sua imagem a do ex-prefeito durante as caminhadas pela capital. E nos programas de rádio e TV não será diferente, conforme adianta o coordenador de campanha, Fernando Carneiro. Segundo ele, durante o espaço que terá 1min32s será dada ênfase também para a trajetória de Marinor como vereadora do município e, principalmente, na sua postura de oposição à atual gestão.

Com 2min17s de tempo na TV, a coordenação de campanha do candidato Arnaldo Jordy (PPS), apostará numa "política sem nódoas" para levar o partido ao poder, segundo o coordenador de marketing, Tito Barata. Para ele, mostrar ao eleitor os 20 anos de experiências acumuladas na política pelo candidato já o credencia como o mais preparado para exercer o cargo, principalmente por conhecer Belém e seus problemas.

Sem alianças, representações no Congresso e parcos recursos de campanha, o candidato João Moraes (PSL), que terá apenas 1min24s para divulgar suas propostas ao eleitor na TV e no rádio, vai apostar naquilo que considera o seu principal viés do programa de governo --o projeto de criar subprefeituras em todos os bairros da capital para serem administradas por líderes comunitários, eleitos pelo voto da comunidade-- como sua principal arma nesta eleição. A trajetória dele como delegado e líder comunitário também serão enfatizadas no programa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host