UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/10/2008 - 20h01

Datafolha indica empate no Rio, mas aponta definição em SP, Porto Alegre, BH e Salvador

Da Redação
Pesquisas publicadas no jornal Folha de S.Paulo na edição de domingo (26), mas que já se encontra neste sábado nas bancas da cidade, sobre a corrida eleitoral em cinco capitais, mostram que apenas no Rio de Janeiro não há definição quanto ao candidato que deve vencer as eleições para prefeito.

No Rio, considerando os votos válidos, Eduardo Paes (PMDB) aparece com 51%, contra 49% do candidato do PV, Fernando Gabeira. Ou seja, os candidatos estão dentro da margem de erro da pesquisa. Assim como Paes pode ter 53% e Gabeira, 47%, o candidato do PV pode estar com 51% contra 49% de Paes. O quadro no Rio acabou se alterando na reta final do primeiro turno, quando Gabeira ultrapassou Marcelo Crivella. Em entrevista ao UOL Eleições, o prefeito Cesar Maia afirmou que sabia que "desde 2007 os caminhos da vitória não passavam nem pela continuidade, nem pela mudança total", e concluiu que desde então previa a derrota da sua candidata Solange Amaral, do DEM.

  • Reprodução

    Kassab e Marta mantiveram os mesmos percentuais da última pesquisa Datafolha: 54% a 36%, respectivamente

Em São Paulo, o candidato do DEM, Gilberto Kassab, deve ser mesmo reeleito. Do total de votos válidos, Kassab tem 54%, contra 36% de Marta Suplicy (PT). Esse resultado repete o da pesquisa dos dias 21 e 22 de outubro. A trajetória de Kassab impressisona. No final de julho, a 25 dias do horário eleitoral, ele tinha 11%. A candidata Marta praticamente manteve sua margem desde o início do horário eleitoral. Ela chegou a liderar com 41%. Mas caiu para 34% e agora aparece com 36%.

Já o candidato Marcio Lacerda (PSB) deve ser eleito neste domingo em Belo Horizonte. Ele aparece com 59% dos votos válidos contra 41% do seu adversário Leonardo Quintão (PMDB). Lacerda, até então desconhecido do eleitor de Belo Horizonte, traduziu a força do governador Aécio Neves, que fez um acordo com o prefeito Fernando Pimentel, e ambos fecharam com o candidato pessebista. Mas esse acordo até hoje é motivo de discórdia dentro do PT, que sempre quis uma candidatura própria na capital mineira e não aceita uma coligação política com Aécio, provável pré-candidato à presidência do país pelo PSDB. Pimentel enfrentou o partido e venceu a disputa interna.

O prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, José Fogaça (PMDB), chega neste domingo, dia 26, dia do segundo turno das eleições, com 14 pontos percentuais de vantagem sobre sua adversária, a petista Maria do Rosário. A pesquisa mostra Fogaça com 57% dos votos válidos contra 43% de Rosário. Se a pesquisa confirmar a intenção de voto do eleitor, pela primeira vez Porto Alegre terá um prefeito reeleito.

Em Salvador, o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) está à frente na disputa pela prefeitura. De acordo com o instituto, o prefeito tem 55% dos votos válidos, contra 45% do seu opositor Walter Pinheiro (PT). Como acontece em algumas cidades do país, Lula acabou não participando das eleições em Salvador, mesmo tendo um candidato petista no segundo turno. Isso porque o PMDB de João Henrique é da base do governo federal. Lula ficou de mãos atadas e não subiu em nenhum palanque da capital baiana. No primeiro turno, o candidato petista chegou a editar imagens de Lula para o programa de TV como se o presidente estivesse em seu palanque.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host