UOL EleiçõesUOL Eleições

28/09/2006 - 12h32

Lula decide nas próximas horas se vai ao debate, diz Tarso

Por Ricardo Amaral
Reuters
Em Brasília

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu no início da tarde mais um indício de que Lula participará do debate da TV Globo. Questionado, Mantega disse que iria viajar com Lula para o Rio de Janeiro. Leia mais
MANTEGA 'DÁ PISTA'
Depois de participar de uma reunião de quase três horas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e outros auxiliares, Tarso Genro (Relações Institucionais), afirmou que o presidente-candidato ainda não tomou a decisão final sobre comparecer ou não ao debate da TV Globo na noite desta quinta-feira.

"O presidente decidirá nas próximas horas se vai ao debate", disse Tarso durante entrevista a correspondentes estrangeiros.

A indefinição criou um clima de suspense. O presidente deu fortes indícios de que poderá comparecer, mas dois auxiliares diretos que o conhecem bem advertiram que deve ser considerada a hipótese dele não ir.

PRESIDENTE DA FIFA
Alan Marques/Folha Imagem
Lula conversa com Joseph Blatter, presidente da Fifa, na manhã desta quinta-feira; cartola disse que "a bola está com o Brasil", sobre as pretensões do país de receber a Copa do Mundo de 2014.
LEIA MAIS
Pela manhã, antes de ir ao Palácio do Planalto, Lula reafirmou a um dirigente petista que estava resolvido a ir ao programa, mas que iria submeter o assunto a uma última avaliação com os ministros da coordenação de governo e coordenadores de campanha.

A reunião começou às 9h, foi interrompida para que Lula recebesse, em audiência, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e retomada em seguida. Às 10h30, os assessores que acompanham o presidente em viagens receberam a orientação de estar na base aérea de Brasília às 16h30, mas não foram informados sobre o destino.

Três equipes do chamado "escalão avançado" da campanha foram deslocadas na noite de quarta-feira para destinos diferentes. A equipe principal está no Rio de Janeiro, onde se realiza o debate.

A equipe número 2 está em São Bernardo do Campo, onde a programação de Lula previa a realização de um comício de encerramento da campanha às 19h. A equipe de São Bernardo do Campo recebeu instruções para instalar um telão para exibir uma mensagem do presidente candidato, caso não compareça ao comício.

Uma terceira equipe foi deslocada para São Paulo com instruções para preparar uma carreata ainda nesta quinta-feira. Segundo uma fonte do PT, trata-se de uma operação para despistar e confundir os adversários.

(Reportagem adicional Ray Colitt)