UOL EleiçõesUOL Eleições

28/09/2006 - 13h12

Blatter diz que bola está com Brasil mas obra tem que começar já

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, passou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à CBF a responsabilidade de preparar o Brasil para organizar a Copa do Mundo de 2014. Mas o dirigente responsável pelo futebol mundial alertou que o país deve começar desde "hoje".

"A bola está no campo brasileiro", disse Blatter após encontro de 40 minutos com Lula.

Ciceroneado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o suíço se reuniu com Lula na manhã desta quinta-feira no Palácio do Planalto e elogiou o comprometimento demonstrado pelo presidente com a proposta brasileira, por enquanto a única da América do Sul pelo Mundial.

"Lula prometeu todo o apoio do governo para organizar este Mundial. Isso é importante porque necessitamos das garantias governamentais", disse.

Acumulando os papéis de presidente e candidato à reeleição, Lula evitou declarações públicas sobre a realização da Copa no Brasil. Já o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr, afirmou: "O Brasil fará todos os esforços para conseguir a Copa do Mundo de 2014."

O apoio de Lula foi exemplificado com a intenção do presidente de construir novos estádios, de acordo com Blatter. Na semana passada, o presidente afirmou que atualmente o Brasil não teria nenhum estádio em condições de receber partidas de Copa do Mundo e que seria necessário construir pelo menos 12 novas arenas.

"(Lula) tem a vontade de construir novos estádios", afirmou Blatter, ressaltando que "se o Brasil necessita de uma nova infra-estrutura, deve começar hoje".

O dirigente ainda acrescentou que as expectativas para os próximos Mundiais são muito altas depois do sucesso de organização da Copa de 2006, e que o Brasil vai ser medido contra o que a Alemanha fez.

Sobre a construção e adequação dos estádios para o Mundial, o presidente da CBF garante que a verba sairia da iniciativa privada, mas não detalhou como atrair os investidores para as construções.

Perguntado sobre os 12 estádios mencionados anteriormente por Lula, Teixeira respondeu: "A grande maioria dos estádios tem que ser feita."

Segundo Blatter, Lula pareceu "torcedor apaixonado" e demonstrou ter conhecimento detalhado de atuações de jogadores brasileiros nas partidas Barcelona x Werder Bremen e Real Madrid x Dynamo de Kiev, desta semana, pela Liga dos Campeões da Uefa.

De acordo com um rodízio de continentes elaborado pela Fifa para sediar a Copa do Mundo, o torneio de 2014 acontecerá na América do Sul, e os países da região já demonstraram intenção de apoiar a candidatura brasileira. A Copa de 2010 será na África do Sul.

Blatter e Teixeira viajam ainda nesta quinta-feira para Assunção, Paraguai, para reunião da Confederação Sul-Americana de Futebol.