UOL EleiçõesUOL Eleições

29/10/2006 - 19h05

Como em 2002, Luiz Henrique vence Amin em SC

Da Redação
Em São Paulo
Repetindo o embate de 2002, o governador Luiz Henrique (PMDB) venceu o rival Esperidião Amin (PP) e foi reeleito para governar Santa Catarina por mais um mandato.

Há quatro anos, o cenário era oposto. O ex-governador Amin era a principal força e candidato à reeleição. Luiz Henrique era o azarão, e chegou ao segundo turno com Amin ao superar José Fritsch (PT) por menos de 3%. O peemedebista virou a eleição e foi eleito em 2002 com uma vantagem muito pequena, de 20 mil votos, sobre Amin.

Este ano, Luiz Henrique fez uma campanha milionária e contou com quatro vezes mais partidos em sua coligação (PMDB, PSDB, PFL, PPS, PRTB, PAN, PHS e PT do B). No segundo turno, ganhou o apoio do PDT e do ex-candidato do PSOL ao governo estadual, João Fachini.

Apesar de já ter governado Santa Catarina por duas vezes (1983-1986 e 1999-2002), Esperidião Amin teve apenas quatro partidos na coligação: PP, PV, Prona e PMN. O PFL, que em 2002 apoiou sua candidatura, migrou para o rival.

Jakson Zanco/Divulgação

Jakson Zanco/Divulgação

Luiz Henrique vota em Joinville



Além da exposição do cargo, o governador teve a seu favor a preferência dos catarinenses por Geraldo Alckmin (PSDB). Luiz Henrique apoiou a candidatura do tucano à Presidência, após rompimento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há dois anos.

Em busca de um palanque no Estado neste segundo turno, Lula insistiu em obter o apoio de Amin, notório inimigo dos petistas. Temendo perder os eleitores que preferem Alckmin, o ex-governador declarou que votaria no presidente há apenas uma semana, de maneira muito discreta.

O ex-candidato ao governo José Fritsch (PT) não fez campanha para Amin. Já o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, declarou que apoiaria Luiz Henrique. Em 2002, os petistas apoiaram o então candidato do PMDB.

Luiz Henrique terminou o primeiro turno com uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre Amin - 48,9% a 32,77% dos votos válidos. As pesquisas apontavam a reeleição de Luiz Henrique ainda em 1º de outubro.

A diferença manteve-se praticamente a mesma durante toda a campanha do segundo turno. Na pesquisa do Ibope feita entre os dias 26 e 27 de outubro, o governador tinha 57% dos votos válidos, contra 43% do adversário.

Luiz Henrique tem 66 anos, nasceu em Blumenau (SC) e foi professor e advogado. Exerceu o cargo de ministro de Ciência e Tecnologia no governo José Sarney, foi deputado federal, deputado estadual e prefeito de Joinville (SC). De 1993 a 1996, presidiu o diretório nacional do PMDB.
Mais
Comente a apuração do 2º turno em todo o paísGrupos de Discussão UOL