UOL EleiçõesUOL Eleições

24/10/2006 - 15h28

Em SC, Luiz Henrique e Amin recebem apoio de alas do PSOL

Da Redação
Em São Paulo

Divulgação

Luiz Henrique (à dir.) com João Fachini, padre Fachini e o vereador Nilso

Luiz Henrique (à dir.) com João Fachini, padre Fachini e o vereador Nilso

O governador Luiz Henrique (PMDB), candidato à reeleição, conquistou na segunda-feira (23/10) aliados polêmicos. João Fachini, ex-candidato do radical PSOL ao governo catarinense, declarou em Joinville que apóia o peemedebista. O único vereador do partido no Estado, Nilso Macieski, de Chapecó, fez o mesmo.

Da coligação de Luiz Henrique fazem parte PSDB e PFL, partidos que mereceram declarações exaltadas e nada favoráveis da senadora Heloísa Helena, ex-candidata do PSOL à Presidência.

A direção do PSOL no Estado disse em nota oficial que o apoio representa "apenas negociação de interesse pessoal de João Fachini", sem qualquer respaldo das instâncias estadual e nacional do PSOL. Assim como na eleição presidencial, o partido decidiu não indicar voto em nenhum dos candidatos ao governo de Santa Catarina no segundo turno.

O governador foi recebido na sede da Fundação Pauli-Madi por João Fachini e por seu irmão, o padre Luiz Fachini, idealizador do projeto de cozinhas comunitárias.

A ligação do militante do PSOL com o governador é antiga. João Fachini foi secretário de Luiz Henrique na Prefeitura de Joinville, de 1997 a 2000. O socialista disse que apóia Luiz Henrique porque o candidato comprometeu-se a adotar o programa "Mutirão Barriga Verde Contra a Miséria e a Fome".
O peemedebista também recebeu o apoio dos ex-candidatos a governador Manoel Dias (PDT), Elpídio Neves (PTC) e Antônio Carlos Sontag (PSB).

Esperidião Amin (PP), adversário de Luiz Henrique, também mereceu atenção do partido de Heloísa Helena. Membro do partido de Paulo Maluf, o ex-governador recebeu apoio do Núcleo de Mulheres Anitas do PSOL catarinense, liderado por Albertina Rosso.