UOL EleiçõesUOL Eleições

19/10/2006 - 18h10

Em SC, vice de Esperidião Amin declara apoio a Lula

Da Redação
Em São Paulo
O ex-deputado federal Hugo Biehl (PP), candidato a vice-governador na chapa de Esperidião Amin (PP), declarou na quarta-feira apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O candidatou reuniu-se em Brasília com a ministra Dilma Rousseff, por intermédio da deputada federal Luci Choinacki (PT-SC).

O encontro faz parte de um esforço do PT para conseguir o apoio de Amin em Santa Catarina. O governador Luiz Henrique (PMDB), candidato à reeleição, apóia Geraldo Alckmin (PSDB).

Biehl justificou seu apoio dizendo que sua região, o oeste catarinense, foi abandonada por Luiz Henrique. Como o governador é aliado de Alckmin, o vice de Amin decidiu fazer campanha para Lula.

Acompanhado do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), o candidato a vice também pediu que Dilma encaminhasse a Lula propostas para agricultura.

Amin comentou o apoio de Biehl no lançamento da terceira versão de seu programa de governo nesta quinta-feira, em Florianópolis. Apesar de pertencer ao mesmo partido, o ex-governador não afirmou diretamente que também apóia Lula, e deu uma declaração confusa. "O inimigo do meu inimigo é meu amigo", disse. Amin afirmou ainda que a decisão do vice foi um bom exemplo, "e bons exemplos devem ser seguidos".

A relutância de Amin em dizer textualmente que apóia Lula pode ser atribuída à preferência dos eleitores catarinenses por Alckmin. A vantagem do tucano no Estado sobre Lula foi de quase 20 pontos percentuais no primeiro turno. Alckmin obteve 56,61% dos votos válidos, contra 33,22% do petista.