UOL EleiçõesUOL Eleições

16/10/2006 - 17h20

Em SC, Luiz Henrique diz que vantagem sobre Amin está consolidada

Da Redação
Em São Paulo
Em campanha pelo sul do Estado no domingo (15/10), o governador Luiz Henrique (PMDB), candidato à reeleição, comemorou os números da primeira pesquisa Ibope no segundo turno. O peemedebista tem 52% das intenções de voto. "A eleição não está ganha, mas vale lembrar que a diferença é consistente e está consolidada", disse.

O ex-governador Esperidião Amin (PP), adversário de Luiz Henrique, que aparece com 38% na pesquisa, foi menos otimista. "Eu nunca condenei as pesquisas, ao contrário do meu oponente, mas a voz das ruas mostra outra realidade, como já aconteceu no primeiro turno", afirmou.

O levantamento, encomendado pela RBS e realizado entre os dias 10 e 12, aponta uma diferença de 14 pontos percentuais entre os dois candidatos, considerados os eleitores que disseram votar nulo ou em branco (4%) e aqueles que não souberam responder (6%).

No primeiro turno, Luiz Henrique obteve 48,9% dos votos válidos. Amin ficou em segundo lugar, com 32,77%.

Perguntados sobre a possibilidade de mudar o voto, 78% dos entrevistados pelo Ibope disseram que a escolha é definitiva, 20% responderam que podem mudar e outros 2% não sabem ou não opinaram.

Eleição presidencial

Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a liderança conquistada no primeiro turno entre os catarinenses e aparece com 56% das intenções de voto, contra 32% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 8% estão indecisos e 4% pretendem votar em branco ou nulo para presidente.

O presidente Lula não tem palanque no Estado, uma vez que Luiz Henrique apóia Alckmin e Amin não declarou apoio formal a nenhum dos dois candidatos. O resultado do isolamento de Lula pôde ser aferido pela pesquisa: o tucano é igualmente o candidato preferido dos eleitores do governador (59% votariam nele e 35% em Lula) e dos que pretendem votar no candidato do PP (63% a 32%).

O Ibope entrevistou 1.610 eleitores em 78 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 22.182/2006.