UOL EleiçõesUOL Eleições

18/10/2006 - 10h46

Arcebispo da Paraíba pede fim de agressões políticas na disputa estadual

Da Redação
Em São Paulo
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, pediu o fim das agressões políticas entre os dois candidatos ao governo estadual depois do fim das eleições. O pedido veio em comunicado divulgado nesta terça-feira (17).

Concorrerem ao governo paraibano o atual governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB). O arcebispo sugere a criação de um "Pacto pela Paraíba" para que "os dois grupos se reúnam para complementar o plano de governo de quem obteve maior êxito".

O religioso afirma ainda que a propagação de boatos e de agressões contribui apenas para acirrar os ânimos entre os dois grupos.

Última pesquisa Ibope aponta liderança nas intenções de voto de Cunha Lima, com 50% das indicações. O tucano está sete pontos à frente de José Maranhão, que soma 43%. No primeiro turno, o governador alcançou 943.922 votos (49,67%) e o peemedebista somou 926.272 (48,74%).

O arcebispo também condenou a campanha pelo voto nulo ou branco por candidaturas que não chegaram ao segundo turno.

"Em ambos os casos, os eleitores estariam sendo induzidos por grupos de pressão, relegando ao arbítrio a própria consciência e responsabilidade, renunciando ao direito de discernir e com liberdade fazer sua opção política."