UOL EleiçõesUOL Eleições

12/09/2006 - 22h09

No DF, Ministério Público quer investigar Abadia por uso da máquina eleitoral

Larissa Guimarães
Da Redação
O MPE (Ministério Público Eleitoral) quer investigar se a governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), candidata à reeleição, fez mesmo uso da máquina eleitoral. O MPE poderá entrar com representação na Justiça eleitoral do DF até o fim desta semana.

A governadora Maria de Lourdes Abadia ficou sob suspeita depois de denúncia de que a secretária de Educação, Vandercy Antônia de Camargos, determinou o envio de um fax, do seu gabinete, com orientações para que funcionários comissionados participassem de uma carreata e de um comício de Abadia marcado para o último domingo (10/9). A denúncia foi publicada no jornal Correio Braziliense no domingo.

O procurador regional eleitoral Osnir Belice pediu à Secretaria de Educação informações sobre o fax que teria sido enviado por Vandercy Camargos.

"Queremos abrir investigação para apurar se houve mesmo uso da máquina eleitoral e se a governadora tinha conhecimento disso", disse o procurador.

"Não pode acontecer de um funcionário ser convocado no horário de expediente para reunião política, muito menos sob pressão. O uso de aparelhos de gabinete também é proibido por lei", completou.

N a última segunda-feira (11/9), a governadora tucana determinou a instalação de sindicância na Secretaria de Educação.