UOL EleiçõesUOL Eleições

01/10/2006 - 19h28

No Distrito Federal, José Roberto Arruda é eleito

Da Redação
Em São Paulo
O pefelista José Roberto Arruda acaba ser eleito governador do Distrito Federal. Arruda liderou a disputa desde o início da campanha.

Arruda ficou conhecido no cenário político nacional pelo episódio da violação do painel eletrônico do Senado. Arruda, então senador, foi acusado de quebra de decoro parlamentar por ter levantado a lista de como votaram os senadores durante a sessão secreta que cassou Luiz Estevão (PMDB-DF), em junho de 2000. Para evitar uma possível punição, Arruda renunciou ao cargo.

Na eleição seguinte, em 2002, Arruda lançou-se candidato a deputado federal e admitiu na TV ter cometido um "erro". O pedido de "nova chance" foi atendido pelo eleitorado do DF. Arruda foi eleito o deputado federal mais votado.

Como primeiro colocado nas pesquisas, enfrentou críticas e ataques de suas duas principais adversárias - a deputada Arlete Sampaio (PT) e a governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia. Entre as promessas de campanha, o pefelista diz que vai regularizar os condomínios do DF. Ele também promete implantar dez escolas profissionalizantes e dez faculdades da UnB (Universidade de Brasília) nas regiões administrativas.


MAIS
Comente a apuração dos votos em todo o BrasilGrupos de Discussão UOL