UOL EleiçõesUOL Eleições

02/10/2006 - 03h42

PT, PSDB e PMDB são os partidos que mais elegeram governadores no 1º turno

Da Redação
Em São Paulo
Os partidos que mais elegeram governadores de Estado no primeiro turno das eleições de 2006 foram PT, PSDB e PMDB. Mas é o PMDB que tem mais candidatos disputando um segundo turno. Há peemedebistas na disputa de seis Estados.

Governos X Partidos
PT4AC, BA, PI, SE
PSDB4AL, MG, RR, SP
PMDB4AM, ES, MS, TO
PPS2MT, RO
PDT1AP
PSB1CE
PFL1DF
Raio X da eleição em todo o país
Pelo PT foram eleitos no primeiro turno Binho Marques (no Acre), Jaques Wagner (na Bahia) e Marcelo Déda (em Sergipe), e foi reeleito o governador do Piauí, Wellington Dias.

O PSDB elegeu Teotônio Vilela Filho (em Alagoas), José Serra (em São Paulo) e reelegeu os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de Roraima, Ottomar Pinto.

O PMDB conseguiu reeleger três governadores: Eduardo Braga, no Amazonas; Paulo Hartung, no Espírito Santo; e Marcelo Miranda, em Tocantins. O partido elegeu ainda o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

O PPS reelegeu Blairo Maggio, em Mato Grosso, e Ivo Cassol, em Rondônia. O PSB venceu no Ceará, com a eleição de Cid gomes. O PDT reelegeu Waldez Góes, no Amapá; e no Distrito Federal o PFL elegeu José Roberto Arruda.

Segundo turno
O PMDB pode chegar ao governo de 10 Estados. Candidatos do partido estão no segundo turno em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte. O PSDB disputa os governos do Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará. O PT ainda está na disputa pelos governos do Rio Grande do Sul e Pará.

O PDT está no segundo turno nos Estados do Paraná, Amapá e Maranhão. O PSB disputa ainda a eleição em Pernambuco e Rio Grande do Norte. PFL está na disputa no Maranhão e em Pernambuco, e o PPS disputa ainda segundo turno do Rio de Janeiro. O PP não elegeu nenhum partido no primeiro turno, mas está na disputa no segundo turno nos Estados de Santa Catarina e Goiás.

Comparação com 2002
Nas últimas eleições, realizadas em 2002, o partido que mais elegeu governadores de Estado foi o PSDB. Foram sete no total. O segundo partido que mais elegeu governador foi o PMDB, com cinco. PFL e PSB elegeram quatro governadores cada. O PT elegeu três; o PPS, dois; PDT e PSL elegeram um governador cada.