UOL EleiçõesUOL Eleições

06/09/2006 - 18h05

No DF, Lula faz comício ao lado da petista Arlete Sampaio

Larissa Guimarães
Em São Paulo
A candidata petista ao governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio, aposta na estratégia de colar sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, nesta quarta-feira (6/9). Arlete participa, a partir das 18h, de comício ao lado de Lula na cidade- satélite de Ceilândia, maior colégio eleitoral do DF.

Arlete tem a difícil tarefa de passar a governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e tentar chegar à disputa no segundo turno com José Roberto Arruda (PFL). Segundo pesquisa Ibope da última terça-feira (5/9), Arruda aparece com 48% dos votos e Abadia, com 19% das intenções de voto. Arlete Sampaio tem 11%. O pefelista seria eleito no primeiro turno.

Embora a coordenação de campanha de Arlete tenha informado que não há estimativa de público, o comício foi dimensionado um para grande número de eleitores. O palanque montado em Ceilândia, com três plataformas, comporta 100 pessoas.

Desde o início de agosto, a coordenação de campanha de Arlete negociava um dia na agenda de Lula para a realização do comício. Colar a candidatura à imagem de Lula tem sido estratégia até de candidatos tucanos nos Estados, como o governador do Ceará, Lúcio Alcântara.

Estarão presentes no palanque o candidato ao Senado Agnelo Queiroz (PC do B), candidatos a deputado federal e distrital, além de ministros de Lula.

Para se dedicar mais à campanha, Arlete Sampaio decidiu pedir licença do cargo de deputada distrital por 60 dias. A candidata ficará fora da Assembléia Legislativa a partir da próxima sexta-feira (1º/9) até o dia 30 de outubro.