UOL EleiçõesUOL Eleições

09/08/2006 - 10h59

PFL e PMDB polarizam corrida ao governo do AM

Marcelo Gutierres
Da Redação, em São Paulo
Os candidatos Amazonino Mendes (PFL) e Eduardo Braga (PMDB), que tenta a reeleição, estão tecnicamente empatados em primeiro lugar na corrida ao governo do Amazonas, segundo levantamento realizado pela Unisol na capital do Estado, Manaus, onde estão concentrados 56% dos eleitores.

A fundação Unisol, ligada à Universidade Federal do Amazonas, ouviu 1.000 pessoas em pesquisa estimulada, entre os dias 27 e 28 de julho. Os dados mostram que Amazonino tem 40,2% das intenções de voto e Braga, 39,4%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Os votos nulos e brancos totalizam 14,9%. Os demais candidatos somam 5,4% das intenções: Arthur Virgílio (PSDB) tem 4%, Hebert Amazonas (PSTU) e José Sampaio empatam com 0,6%, Paulo De'Carli (PDT) recebe 0,2%; e Paulo Sérgio (PSDC) não atingiu porcentagem mínima.

Corrida presidencial
A Unisol também pesquisou a preferência do eleitorado de Manaus à Presidência. O petista Luiz Inácio Lula da Silva tem 58,8%, contra 9,8% de Heloísa Helena (PSOL). O tucano Geraldo Alckmin recebe 7,7% das intenções de voto e Cristovam Buarque (PDT), 0,5%.

Os demais presidenciáveis receberam menos de 1% de menção. José Maria Eymael (PSDC) fica 0,2%, Luciano Bivar com 0,1% e Rui Pimenta (PCO) não pontuou. Votos brancos e nulos somam 21,5%.

A pesquisa foi divulgada no jornal "A Crítica", de Manaus, no dia 5 de agosto. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob no número 94/2006.
MAIS
PL lidera busca por vaga ao Senado pelo AM