UOL EleiçõesUOL Eleições

23/05/2006 - 01h44

PT e PMDB devem fechar aliança no Amazonas

Da Redação
Em São Paulo
O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), deve receber o apoio do PT local à sua campanha para a reeleição estadual. Em troca, deve apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A composição entre PT e PMDB no Amazonas é conseqüência da prévia realizada em 13 de maio na qual o PMDB decidiu não lançar candidatura própria ao Palácio do Planalto.

Segundo o jornal "A Crítica", as principais lideranças estaduais do PMDB defendem que o partido não lance candidato próprio e assim fique livre para fazer alianças regionais. No Amazonas, é praticamente certa a aliança com o PT. Além do governador, defendem a reeleição de Lula o presidente regional do partido, senador Gilberto Mestrinho, e os deputados federais Lupércio Ramos e Átlia Lins.

No Amazonas, petistas e peemedebistas têm um adversário comum: o senador Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado e uma das principais lideranças da oposição ao governo Lula. Virgílio é pré-candidato do PSDB ao governo do Amazonas.

O deputado Lupércio Ramos defende que o PMDB faça uma aliança nacional com o PT e indique o vice-presidente na chapa de Lula.

Braga era filiado ao PPS quando foi eleito em 2002, no primeiro turno. O partido abandonou a base de apoio ao presidente Lula em 2004, e Braga transferiu-se para o PMDB.