UOL EleiçõesUOL Eleições

25/08/2006 - 19h50

Coligação de Sarney entra com ações na Justiça até contra blogs no Amapá

Larissa Guimarães
Da Redação
Depois de entrar com ações na Justiça contra jornais e rádios do Amapá por matérias consideradas negativas, a coligação do senador José Sarney (PMDB), candidato à reeleição no Estado, entrou com representação contra dois blogs por veicularem mensagens "ofensivas" ao senador nesta semana, segundo informações do TRE-AP (Tribunal regional Eleitoral) do Amapá.

A Justiça eleitoral do Estado determinou nesta sexta-feira (25/8) a retirada de uma caricatura de Sarney do blog da jornalista Alcilene Cavalcante. A caricatura traz o desenho do senador, com a mensagem "Xô Sarney". A decisão, do juiz Ancelmo Gonçalves, prevê multa de R$ 2.000 por dia caso a caricatura não seja retirada do blog.

Como resposta à decisão, a abertura do blog da jornalista nesta sexta é a música "Apesar de você", de Chico Buarque, uma crítica à Ditadura Militar.

Em outra representação, a coligação União pelo Amapá (PDT, PP, PMDB, PV, PSC e Prona) pediu a aplicação de multa e a retirada do ar de várias mensagens consideradas ofensivas a José Sarney do blog de Alcinéia Cavalcante, irmã de Alcilene.

O juiz Luiz Carlos Gomes dos Santos negou o pedido e a coligação acabou desistindo de dar prosseguimento à ação, de acordo com o TRE.

Entre as mensagens consideradas desrespeitosas pela coligação, o blog traz a piada "Sarney tem fazenda de burros no Amapá" e sugestões de textos para serem colados como adesivos no "vidro traseiro da picape daquele candidato".