Para líder do MST, Lula não deveria ir a Porto Alegre

Bernardo Barbosa

Do UOL, em Porto Alegre

  • Bernardo Barbosa/UOL

    22.jan.2018 - João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST

    22.jan.2018 - João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST

João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), disse nesta segunda-feira (22) a jornalistas em Porto Alegre que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria estar na cidade para os atos em sua defesa que antecedem o julgamento do caso do tríplex, marcado para quarta (24).

"Eu acho difícil ele vir, porque pode ser interpretado por muitas pessoas ou pelo Poder Judiciário como provocação. Se ele me pedisse opinião, eu diria: 'melhor você não vir'. Porque aqui todo mundo apoia ele", disse Stédile.

Segundo ele, Lula só deve decidir se vai à capital gaúcha na terça-feira (23) --data em que sua presença tem sido esperada por apoiadores.

EVANDRO LEAL/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO
22.jan.2018 - Integrantes de movimentos sociais montam acampamento em Porto Alegre

"A presença dele daria ânimo, animaria a militância para as batalhas que virão ao longo do ano. Mas eu acho que é desnecessário e isso, embora a Frente Brasil Popular tenha feito o convite, é uma decisão que ele vai tomar amanhã [terça] mesmo no calor dos acontecimentos. Também não posso responder por ele."

Integrantes do PT disseram ao UOL mais cedo que a viagem de Lula a Porto Alegre seria decidida ainda hoje em reunião do ex-presidente com seus advogados, mas sua defesa não confirma o encontro tampouco a eventual ida do petista ao Rio Grande do Sul.

Stédile falou com jornalistas no acampamento montado pelo MST em Porto Alegre, a aproximadamente 1 km do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), onde Lula será julgado na quarta-feira. Mais cedo hoje, integrantes do movimento fizeram uma marcha por Porto Alegre rumo ao acampamento.

O julgamento no TRF-4 pode ser crucial para o futuro das pretensões eleitorais de Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente. Se condenado, o petista pode ficar inelegível e, até mesmo, ter sua prisão ordenada.

Como será o julgamento de Lula no TRF-4

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos