Aécio bate em corrupção da Petrobras; Dilma diz que tucanos engavetam

Do UOL, em São Paulo

No início do debate realizado nesta quinta-feira (16) pelo UOL, SBT e Jovem Pan, os candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), trocaram ataques em torno do tema da corrupção.

Aécio diz que Dilma é 'conivente' no caso Petrobras; petista rebate

O tucano fez a primeira pergunta e questionou Dilma sobre o escândalo de corrupção na Petrobras. "A senhora sempre diz que não sabe de nada. De quem é a responsabilidade por tantos desvios da Petrobras?"

Na resposta, Dilma acusou os tucanos de "engavetarem os escândalos". "Ao contrário do passado, a Polícia Federal não era dirigida por filiados do PSDB. A PF investigou e vai punir implacavelmente", disse. "Onde estão os corruptos da compra de votos da reeleição? Todos soltos. Onde estão os corruptos do metrô de SP e dos trens? Todos soltos. (...) Da 'privataria tucana'?, todos soltos", respondeu Dilma.

Na réplica, Aécio citou os petistas condenados no mensalão. "Onde estão os corruptos do seu partido? Presos. O presidente do seu partido foi preso, o tesoureiro foi preso e ministro mais importante foi preso. Onde estão os desvios da Petrobras que não cessam nunca? Não existe uma terceira alternativa. Ou a senhora foi conivente ou a senhora foi incompetente para cuidar da maior empresa brasileira."

Disputa voto a voto

Este é o segundo debate entre Aécio e Dilma no segundo turno das eleições presidenciais. O primeiro foi realizado pela Band, na última terça-feira (14), e foi marcado pela troca de ataques entre os adversários. O próximo será organizado pela TV Record, no domingo (19). O confronto derradeiro entre os concorrentes ocorrerá no dia 24, sexta-feira, em debate da Globo.

Aécio e Dilma estão empatados tecnicamente nas intenções de voto segundo as últimas pesquisas do Datafolha e do Ibope, divulgadas ontem (15). O tucano está com 51% dos votos válidos, contra 49% da petista.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos