'Diferente', neto de Sarney coloca nova geração da família na política

Carlos Madeiro

Do UOL, em São Luís

  • Divulgação

    Sarney Neto (PV) (à dir.) durante comício de campanha à Assembleia Legislativa do Maranhão

    Sarney Neto (PV) (à dir.) durante comício de campanha à Assembleia Legislativa do Maranhão

Aos 34 anos, Adriano Sarney (PV) tem neste domingo (5) a chance colocar uma nova geração da família na política maranhense. Candidato e favorito para conseguir uma das 47 vagas na Assembleia Legislativa, o neto do senador José Sarney participa de sua primeira eleição na vida.

Ele tem uma das campanhas mais caras e bem estruturadas do Estado. A eleição de Adriano é dada como certa no meio político.

Economista e empresário, Adriano é o primeiro neto de Sarney a ingressar na política. Herdeiro mais velho do deputado federal Sarney Filho (PV).

Trata-se de uma renovação familiar, já que tanto o avô, como a tia e governadora Roseana Sarney (PMDB) estarão aposentados a partir de 2015.

"Ele é diferente"

Surfando no discurso quase viral de renovação políitca nacional, a campanha de Adriano focou em questões ambientais e defesa dos interesses da juventude.

"Ele é diferente", diz o seu jingle de campanha, que, por sua vez, não explica qual a diferença e de quem é a diferença.

Apesar de ser "diferente", para tentar se eleger, contou apoio importante do avô não só nas articulações políticas, mas também com um depoimento exibido durante a campanha.

"Ele é economista, administrador e sempre foi muito estudioso. Eu fiquei surpreso com a sua decisão de entrar na política, mas confesso que senti, no fundo, um imenso orgulho de ver meu neto colocar seus conhecimentos à disposição do povo que ele tanto ama. Acredito que Adriano tem muito a oferecer ao Maranhão", diz Sarney no vídeo de apresentação a seu neto.

Campanha milionária

A campanha da dobradinha dos Sarneys é uma das que mais chama a atenção na capital. Em muitos bairros, o UOL viu dezenas de placas e cavaletes deles lado a lado, ocupando boa parte dos espaços públicos.

Adriano Sarney tem uma das campanhas mais caras entre todos os candidatos a deputado estadual, com previsão de gastos de até R$ 2,5 milhões.

Já o pai, o deputado federal Sarney Filho –que tenta seu nono mandato na Câmara-- declarou limite de gastos de R$ 10 milhões, mesmo valor, por exemplo, do candidato ao governo do Estado líder nas pesquisas, Flávio Dino (PC do B).

Apoio a Dilma

Nas caminhadas e comício, Adriano adotou a blusa verde como uma verdadeira farda. Apesar de falar sempre de seu partido --que é comandado pelo pai no Estado--, nenhum material de campanha seu faz referência ao candidato à presidência do PV, Eduardo Jorge.

Ao contrário, nas fotos de suas andanças de campanha, é possível vê-lo usando o adesivo vermelho de Dilma Rousseff.

Assim como pai e avô, Sarney Filho parece fugir dos holofotes e não gosta de conversas com jornalistas.

Por dois dias, o UOL o tentou acompanhar em um ato político seu, mas não teve acesso à sua agenda antecipada. A reportagem também tentou marcar uma entrevista com ele, mas a assessoria do candidato não retornou as ligações após o pedido.

"A política, para mim, é mais que uma vocação, é um destino. Aprendi desde cedo que podemos ajudar as pessoas", afirma o candidato, em vídeo de campanha.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos