UOL, Folha, SBT e Jovem Pan fazem debate com candidatos de SP e do DF

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

O UOL, a "Folha de S.Paulo", a rádio Jovem Pan e o SBT promoverão debates entre os pretendentes ao Palácio dos Bandeirantes na próxima segunda-feira (25), em São Paulo. Em Brasília, no mesmo dia, UOL, Folha de SBT também farão um debate entre os candidatos ao Palácio do Buriti.

Nas duas capitais, ele acontecerá das 17h45 às 19h25, nos estúdios do SBT, e terá transmissão ao vivo pela emissora, pelo UOL, pelo site da Folha e pela rádio Jovem Pan. A apresentação será de Carlos Nascimento. No Distrito Federal, o debate não conta com a participação da Jovem Pan. Participarão cinco candidatos: Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição; José Roberto Arruda (PR), Luiz Pitiman (PSDB), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Toninho (PSOL). O debate será mediado pelo apresentador do SBT Alex Gusmão. O evento será transmitido pela filial do SBT em Brasília e pelo UOL.

Em São Paulo, sete candidatos (PSDB, PMDB, PT, PSOL, PV, PRTB e PHS) participarão do debate. O programa terá quatro blocos com três intervalos de cinco minutos. No primeiro, candidato pergunta para candidato. No segundo, jornalistas dos quatro veículos que promovem o debate farão perguntas a um candidato e escolherão outro para comentar a resposta, que terá direito a réplica. No terceiro, novamente perguntas livres entre os candidatos. Por fim, o quarto bloco será dedicado às considerações finais.
 
Foram definidas por sorteio a posição de cada candidato no cenário, a ordem das perguntas no 1º e no 3º blocos e a ordem das considerações finais.  
 
Presidência
O UOL, a Folha, o SBT e a rádio Jovem Pan também realizarão um debate com os candidatos à Presidência da República no próximo dia 1º de setembro, das 17h45 às 19h25, em São Paulo. O debate terá transmissão ao vivo na internet, na TV e no rádio.
 
A data e o formato do debate foram definidos em reunião no início de agosto. Em atendimento à legislação eleitoral, foram convidados todos os candidatos cujos partidos possuem representação na Câmara dos Deputados. Confirmaram presença no evento: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).
 
O PSB havia confirmado a participação quando o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto último, era o candidato da sigla. Com a confirmação de Marina Silva como presidenciável do partido, o convite será refeito ao PSB.
 
De acordo com as regras acordadas entre todos, os candidatos estarão posicionados em púlpitos separados. No púlpito central estará o mediador do debate, o apresentador Carlos Nascimento.
 
O programa será dividido em quatro blocos, com intervalos de três minutos. O primeiro será de perguntas livres entre os candidatos. Cada participante escolhe para quem quer fazer a pergunta, não sendo permitido que repita se um candidato já tiver respondido a uma pergunta. A ordem em que serão feitas as perguntas será definida por sorteio.
 
Os candidatos terão 30 segundos para fazerem as perguntas, um minuto e 30 segundos para a resposta, 45 segundos para a réplica e 45 segundos para a tréplica.
 
No segundo bloco, os presidenciáveis responderão a perguntas feitas por jornalistas. Um representante de cada veículo que organiza o debate perguntará para um candidato e escolherá outro para comentar. O candidato que responde não poderá ser repetido, já o que comenta pode fazê-lo até duas vezes. 
 
O terceiro bloco volta a ter perguntas livres entre os candidatos, sendo que será permitido que cada participante responda a até duas perguntas. No quarto e último bloco serão feitas as considerações finais. Cada candidato terá um minuto para isso.
 
O estúdio em que será realizado o encontro contará com uma plateia para receber jornalistas e convidados dos candidatos. Cada participante tem direito a 13 convites. Este será o segundo debate da corrida presidencial deste ano. A TV Bandeirantes promoverá o primeiro encontro entre os presidenciáveis no próximo dia 26.
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos