Bancada do PSB na Câmara endossa chapa de Marina e Beto Albuquerque

Do UOL, em Brasília*

  • Fernando Frazão - 19.ago.2014/Agência Brasil

    Deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) participa de missa de sétimo dia em homenagem ao ex-candidato à Presidência Eduardo Campos

    Deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) participa de missa de sétimo dia em homenagem ao ex-candidato à Presidência Eduardo Campos

Após se reunir pela manhã, a bancada do PSB na Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (20) endossar os nomes de Marina Silva na corrida presidencial e o do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) como vice. O parlamentar gaúcho é líder do partido na Casa.

A medida não interfere na escolha, uma vez que depende do aval da Executiva do PSB e dos outros cinco partidos que compõem a coligação partidária, mas mostra o fortalecimento de um consenso em torno das indicações.

Em nota assinada pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), vice-líder da sigla, a bancada diz entender que seja um "momento de composição e de soma de forças para manter a união programática".

Acrescenta ainda que, por unanimidade, "segue unida (...) para o alinhamento de campanha e otimização dos esforços regionais para a nossa vitória".
O comando do PSB anunciou ontem a nova chapa com Marina e Beto e deve se reunir hoje à tarde na sede do partido em Brasília para discutir a questão. As siglas da aliança devem ser ouvidas somente amanhã.

Carta

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), além do presidente do PSB, Roberto Amaral, redigiram uma carta que será entregue pela Executiva da legenda à sociedade durante a reunião marcada para a tarde de hoje. Além de apresentar a nova composição, o texto deve reafirmar a importância de Eduardo Campos para o partido e compromissos feitos por ele.

"Estamos apoiando integralmente a decisão que está se consolidando no partido que é a chapa Marina e Beto Albuquerque. Ele é um quadro importante no partido, é parte da história do partido, um militante da juventude do partido. Era um dos principais organizadores da campanha de Eduardo [Campos] e por todas essas razões é importante que ele seja o vice na chapa", disse a senadora baiana.

Lídice garantiu que, apesar de vários nomes terem sido cogitados para a vaga de vice, Beto Albuquerque foi aceito "com muita naturalidade" e sem qualquer resistência. Para compor a chapa, Albuquerque que era candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul teve que abrir mão da disputa no Estado.

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), também reuniu a Executiva Nacional do partido hoje para debater a substituição da candidatura presidencial da coligação. No encontro que ocorreu na sede do Diretório Nacional do PPS, em Brasília, Freire lembrou que caberá ao PSB a indicação do vice na chapa e disse que o programa de governo de Eduardo Campos será mantido.

*Com informações da Agência Brasil

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos