Perillo terá 62,6% mais tempo que Iris no horário eleitoral

Do UOL, em São Paulo

  • Sergio Dutti/UOL/Arquivo

    Perillo aparecerá por quase oito minutos em cada bloco de horário eleitoral

    Perillo aparecerá por quase oito minutos em cada bloco de horário eleitoral

O candidato à reeleição ao governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), terá 62,6% a mais de tempo nas propagandas eleitorais veiculadas em rádio e televisão do que a segunda chapa com mais exposição de mídia, a de Iris Rezende (PMDB). No total, segundo números divulgados nesta terça-feira (29) pelo TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás), Perillo terá, diariamente, sete minutos e 19 segundos em cada um dos quatro blocos do horário eleitoral (no rádio, eles são das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50; e na televisão, das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20).

Em termos percentuais, Perillo ocupa 36,7% do bloco de 20 minutos para aspirantes a governador goiano. Rezende toma 22,6% do tempo.

A situação é semelhante na disputa ao cargo de senador. Vilmar Rocha (PSD), da coligação de Perillo, terá três minutos e 39 segundos de tempo por bloco, quantidade 62,2% superior à de Ronaldo Caiado (DEM). Rocha conta com cerca de 37% dos dez minutos disponibilizados aos candidatos a senador enquanto Caiado, 22,6%.

A razão para a diferença de tempo está na quantidade de partidos que se aliaram ao PSDB para o pleito de 2014. A coligação "Garantia de um Futuro Melhor para Goiás" conta com 16 siglas. A de Rezende e Caiado tem menos da metade: seis.

Legislativo

Na corrida para a Câmara Federal, os deputados goianos da coligação "Garantia por um Futuro Melhor", da chapa de Perillo, terão um espaço de oito minutos e 54 segundos por bloco de propaganda. Eles são seguidos pelos da aliança de Rezende, "Amor por Goiás", com cinco minutos e 45 segundos. Os candidatos do PT terão quatro minutos e sete segundos. Na sequência, aparece a coligação "Participação Popular", de PSB, PSC e PRP, com dois minutos e 29 segundos. Fecham o bloco PSL (1min17), PSDC (1min13) e PCB (1min11).

O maior tempo também será do "Garantia" no horário de candidatos à Assembleia Legislativa de Goiás. Seus aspirantes a deputado estadual terão sete minutos e 26 segundos no total em cada bloco. "Amor por Goiás" terá um espaço de quatro minutos e 30 segundos. Os candidatos do PT contam com dois minutos e 45 segundos. A coligação "Participação Popular" terá um minuto e 29 segundos. Fecham o grupo PRB (44 segundos), PSOL (33), PSDC (30), PCB (28), PHS (28), PTdoB (28)e a coligação "Pra Goiás Avançar", com PSL e PTC (28 segundos).

Início

A propaganda política no rádio e na televisão começa no dia 19 de agosto com anúncios dos candidatos a presidente (primeira metade) e deputado federal (segunda metade), dividindo igualmente os 50 minutos de programa.

No dia seguinte, 20 de agosto, os eleitores conhecerão os aspirantes ao governo, à Assembleia Legislativa de Goiás e ao Senado. Os dois primeiros grupos têm direito a anúncios durante 20 minutos cada um. Os dez minutos restantes são dos candidatos a senador.

O período de horário eleitoral (transmitido de segunda a sábado) termina em 2 de outubro, última quinta-feira antes do pleito, no dia 5.

Acompanhe, abaixo, os tempos de cada chapa em Goiás:

Divisão do tempo de propaganda para governador em Goiás
  • Marconi Perillo (PSDB)
    Tucano terá 7min19 em cada bloco de propaganda pela coligação "Garantia de um futuro melhor para Goiás" (PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PR, PPS, PHS, PMN, PTC, PV, PSDB, PEN, PSD, PT do B, PROS)
  • Iris Rezende (PMDB)
    Candidato terá 4min30 de exposição nas propagandas pela coligação "Amor por Goiás" (PMDB, DEM, SD, PC do B, PRTB, PTN)
  • Antônio Gomide (PT)
    Petista conta com 3min14 de propaganda
  • Vanderlan Cardoso (PSB)
    Candidato tem 1min57 por bloco pela coligação "Participação Popular" (PSB, PSC, PRP)
  • Professor Weslei (PSOL)
    Tempo de propaganda do candidato é de 1min01
  • Alexandre Magalhães (PSDC)
    Candidato tem direito a 58 segundos
  • Marta Jane (PCB)
    A coligação "Construindo o Poder Popular: Goiás para os Trabalhadores", com o PSTU, deixou a candidata com 57 segundos de exposição por bloco
Fonte: TRE-GO

Divisão do tempo de propaganda para senador em Goiás
  • Vilmar Rocha (PSD)
    Coligação "Garantia de um futuro melhor para Goiás" (PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PR, PPS, PHS, PMN, PTC, PV, PSDB, PEN, PSD, PT do B, PROS) deu 3min39 para o candidato
  • Ronaldo Caiado (DEM)
    Candidato terá 2min15 de tempo por bloco pela coligação "Amor por Goiás" (PMDB, DEM, SD, PC do B, PRTB, PTN)
  • Marina Sant'Anna (PT)
    Petista conta com 1min37 no horário eleitoral
  • Aguimar Jenuíno (PSB)
    Candidato terá 58 segundos pela coligação "Participação Popular" (PSB, PSC, PRP)
  • Elber Sampaio (PSOL)
    Candidato terá espaço de 30 segundos por bloco
  • Aldo Muro (PSDC)
    Tempo do candidato será de 29 segundos no horário eleitoral
  • Antônio Neto (PCB)
    Por bloco, candidato terá 28 segundos pela coligação "Construindo o Poder Popular: Goiás para os Trabalhadores", com o PSTU
Fonte: TRE-GO

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos