Rodrigo Neves (PT) vence segundo turno e é o novo prefeito de Niterói (RJ)

Do UOL, no Rio

  • Ale Silva/AE

    Rodrigo Neves (PT) vence segundo turno e é o novo prefeito de Niterói (RJ)

    Rodrigo Neves (PT) vence segundo turno e é o novo prefeito de Niterói (RJ)

Rodrigo Neves (PT) foi eleito no segundo turno das eleições municipais em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Impulsionado por diversas forças políticas, entre as quais a presidente da República, Dilma Rousseff, o petista derrotou nas urnas o candidato Felipe Peixoto (PDT), que contava com o apoio do prefeito em fim de mandato, Jorge Roberto Silveira (PDT).

Após ser eleito deputado estadual, Neves foi escolhido, em 2011, para exercer o cargo de secretário estadual de Assistência Social no decorrer da gestão do governador Sérgio Cabral (PMDB), que está em segundo mandato à frente do Executivo fluminense.

A vitória do representante da coligação "Vamos, Niterói" agrega ainda mais força à aliança entre PT e PMDB no Estado, e estreita os laços entre a cidade com a segunda menor incidência de pobreza no Rio (12%, atrás apenas de Volta Redonda) e a capital fluminense --que será palco de eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Depois de se reeleger com votação recorde, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), declarou apoio a Neves através de um documento chamado "Pacto Niterói-Rio", no qual ambos se comprometem a trabalhar em parceria com foco em grandes investimentos nas áreas de mobilidade urbana, segurança pública, saúde, desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Em sua campanha, Paes usou a mesma estratégia: enaltecer a união de forças políticas em prol da gestão municipal. Além das lideranças do PMDB, Neves também contou com o apoio do concorrente do PSD à Prefeitura de Niterói, Sérgio Zveiter --que ficou em quarto lugar no primeiro turno com 8,80% (23.664 votos válidos)--, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O candidato petista confirmou, no dia 7 de outubro, o resultado previsto pelas pesquisas e liderou a disputa com 39,35% (105.829 votos válidos). Peixoto teve 32,96% (88.660 votos) e o pleiteante do PSOL, Flávio Serafini, conseguiu 18,40% (49.490 votos).

Trânsito

Durante a campanha, o principal foco de Neves em relação ao seu programa de governo foi a questão do trânsito. Uma das promessas do novo prefeito de Niterói é a de finalizar as obras do mergulhão da avenida Marquês de Paraná, no centro da cidade.

Perfil do eleito

Nome: Rodrigo Neves
Partido: PT
Nascimento: 28/06/1976
Município de nascimento: São Gonçalo (RJ)
Ocupação: Deputado
Vice: Axel Grael (PV)
Coligação: Vamos Niterói (PRB / PT / PMDB / PSC / PSDC / PHS / PMN / PSB / PV / PC do B)

"Vamos reabrir a emergência pediátrica do Hospital Getulinho, rever as obras do mergulhão, e revitalizar o Centro de Niterói. Nossa ideia é criar um legado olímpico e valorizar aquela região, que está abandonada. Com o apoio de Dilma e Cabral, vamos transformar Niterói e inaugurar um novo ciclo na história da nossa cidade", afirmou o petista durante evento de campanha.

Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL Eleições, mais de 38% dos internautas de Niterói apontaram o trânsito como o maior problema da cidade até a última sexta-feira (26), seguido pela corrupção. A nota média da cidade foi de 1,4 (a média atribuída ao país foi de 4,4).

Neves também investiu em propostas relacionadas à segurança pública, tema este que gerou muitas críticas à gestão de seu antecessor, Jorge Roberto Silveira (PDT). O petista afirmou durante a campanha que pretende integrar a Polícia Militar e a Guarda Municipal, a fim de participar de forma mais ativa no combate à violência.

A cidade

Com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 10,8 bilhões, Niterói é a 41ª maior economia municipal do Brasil e a quarta do Estado.

Apesar da baixa incidência de pobreza, a cidade enfrenta problemas comuns a municípios fluminenses, como a favelização e as moradias em áreas de risco. Em abril de 2010, chuvas deixaram dezenas de mortos e desabrigados, por causa de deslizamentos de encostas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos