PT vence disputa com PSDB, e Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Felipe Rizemberg /Editora Jornal da Paraíba/Folhapress

    Luciano Cartaxo (PT) foi eleito prefeito de João Pessoa (PB)

    Luciano Cartaxo (PT) foi eleito prefeito de João Pessoa (PB)

Os eleitores de João Pessoa elegeram Luciano Cartaxo (PT) como o novo prefeito da capital paraibana. Numa disputa marcada pela rivalidade entre petistas e tucanos, Cartaxo confirmou o favoritismo das pesquisas e derrotou o senador Cícero Lucena (PSDB).

No segundo turno, a campanha de Cartaxo teve apoio intenso da cúpula nacional petista, com destaque para a visita e comício do ex-presidente Lula, que foi à capital paraibana na última terça-feira (23). João Pessoa foi uma das três cidades nordestinas visitadas pelo ex-presidente no Nordeste durante o segundo turno –Fortaleza e Salvador também foram escolhidas por Lula.

Além de Lula, Dilma também gravou depoimento para o programa de rádio e TV petista, que foi usado com frequência durante o guia eleitoral.

Já no lado tucano, a campanha também contou com nomes de peso. O palanque foi reforçado com a presença do senador Aécio Neves (PSDB), que fez campanha ao lado do também senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Surpresa

O segundo turno entre Cartaxo e Lucena foi considerado uma surpresa, já que o ex-governador José Maranhão (PMDB) --que liderou as pesquisas até meados de setembro-- e a candidata do PSB (partido que venceu as eleições em 2008 e do governador Ricardo Coutinho), Estela Bezerra, ficaram de fora.

Perfil do eleito

Nome: Luciano Cartaxo
Partido: PT
Nascimento: 7/6/1964
Município de nascimento: Sousa (PB)
Ocupação: Deputado Estadual
Vice: Nonato Bandeira (PPS)
Coligação: Unidos por João Pessoa (PP / PT / PRB / PPS)

Apesar do PSB ter lançado candidato, Cartaxo contou com o apoio do prefeito Luciano Agra, que era do PSB, mas teve a candidatura barrada pelo partido e deixou a legenda em junho, quando o nome de Estela Bezerra foi escolhida pelo para concorrer à prefeitura. A socialista teve 20,08% dos votos e ficou na terceira posição. Agra rompeu politicamente com o governador. Segundo pesquisas de avaliação da população, tinha aprovação de 52%.

No segundo turno, os dois candidatos não conseguiram muitos novos apoios. PDT, PEN, PMDB, PSB, DEM e PSOL, por exemplo, mantiveram-se neutros na disputa.

Apesar da neutralidade do PMDB e de seu candidato, José Maranhão, deputados estaduais e federais pemedebistas decidiram apoiar Cartaxo e participaram da campanha.

Já Cícero Lucena recebeu apoio de PMN e PTC e tentou, durante o segundo turno, um discurso "plebiscitário", criticando a gestão de Luciano Agra. Durante toda a campanha, especialmente nos debates, ele reclamou de lutar contra as máquinas “municipal, estadual e federal”. “Sou um vitorioso só por chegar ao segundo turno”, afirmou, citando que a campanha de Cartaxo foi quase que inteiramente bancada pelo diretório nacional do PT.

Luciano Cartaxo agradece apoio do atual prefeito de João Pessoa

Principais problemas

Segunda menor capital do Nordeste, João Pessoa tem 733 mil habitantes, segundo o Censo 2010, e convive --entre seus principais problemas-- com o aumento da violência e problemas de mobilidade urbana, temas apontados como os principais da cidade pelos internautas em votação na enquete “Avalie sua cidade”.

Indicadores justificam a preocupação dos pessoenses. Segundo o levantamento Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari, João Pessoa foi uma das capitais que registrou maior aumento no número de homicídios nos últimos anos. O levantamento mostrou que, em 2000, a capital paraibana tinha 37,8 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Em 2010, esse índice cresceu 112% e chegou a 80,3 para cada 100 mil (a média nacional foi de 26,2).

Já em relação ao trânsito, a preocupação pode ser explicada no aumento da frota, como apontam dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Em 10 anos, o número de veículos nas ruas saltou de 114 mil, em 2002, para os atuais 271 mil –mais de um veículo para cada três habitantes.

Perfil

Natural de Sousa, no sertão paraibano, e presidente durante dois mandatos do Conselho Regional de Farmácia na Paraíba, Luciano Cartaxo tem 48 anos. Ele começou a vida de representatividade enquanto estudava na Universidade Federal da Paraíba, onde foi integrante dos centro acadêmico de Farmácia e do Diretório Central dos Estudantes.

Foi também vereador por três mandatos (de 1996 a 2008), sempre se elegendo pelo PT. Em 2009, com a cassação de Cássio Cunha Lima (PSDB), chegou a assumir como vice-governador de José Maranhão. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

Em seu programa de governo registrado no TSE, Cartaxo afirma que pretende dar continuidade às atuais políticas públicas, mas promete avançar no “desenvolvimento, distribuição de renda e inclusão social”.

O prefeito eleito também afirma que vai criar subprefeituras, para descentralizar a gestão pública. O petista prometeu criar o Banco do Cidadão para fomentar os pequenos negócios. Na questão da mobilidade urbana, Cartaxo anunciou que pretende criar modelo de transporte público combinado, com o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), ciclovias e mais ônibus.

UOL Cursos Online

Todos os cursos