Filho de ex-prefeito, Ortiz Junior (PSDB) é eleito em Taubaté (SP)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O tucano Ortiz Junior, filho do ex-prefeito Bernardo Ortiz

    O tucano Ortiz Junior, filho do ex-prefeito Bernardo Ortiz

Filho do ex-prefeito Bernardo Ortiz, Ortiz Junior (PSDB) foi eleito neste domingo para a Prefeitura de Taubaté (a 140 km de São Paulo). O tucano bateu o petista Isaac do Carmo nesta que foi a primeira eleição da cidade decidida no segundo turno.

Para conquistar a prefeitura de Taubaté, Ortiz Junior contou a ajuda do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que saiu às ruas da cidade ao seu lado durante o segundo turno. Uma pesquisa do Ibope divulgada em 24 de setembro mostrou que a administração estadual é bem avaliada pelos eleitores taubateanos, com 53% deles considerando-a boa ou ótima. Apenas 7% dos entrevistados consideravam o governo Alckmin ruim ou péssimo.

Esta é a segunda vez que Ortiz Junior concorre à prefeitura. Em 2008, ele foi derrotado pelo atual prefeito, Roberto Peixoto. Como Taubaté tinha menos de 200 mil eleitores na época, não foi realizado segundo turno. O pai de Ortiz Junior, Bernardo Ortiz, foi prefeito da cidade em três períodos diferentes, nas décadas de 1980, 1990 e no início dos anos 2000.

Ataques

Nas trocas de acusações durante a campanha, o candidato tucano lembrou da ligação de seu adversário com a atual gestão da cidade. Vera Saba (PT), candidata à vereadora eleita, é a atual vice-prefeita de Taubaté.

Antes do início da disputa, o PT chegou a cogitar a realização de prévias, com a possibilidade de Vera Saba apresentar sua candidatura. A aliança com o antigo partido de Peixoto foi o aspecto mais criticado da candidatura petista na cidade.

O atual prefeito, Roberto Peixoto (sem partido), cumpriu seu segundo mandato sob ameaça de afastamento. Peixoto, que foi eleito pela primeira vez em 2004 pelo PSDB e reeleito pelo PMDB em 2008, chegou a enfrentar um processo de impeachment na Câmara de Vereadores em 2011, em razão da suspeita de participar de esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro federal na compra de merenda e na contratação irregular de empresas para fazer a distribuição de medicamentos

Sua administração é avaliada como ruim ou péssima por 64% dos eleitores de Taubaté, segundo pesquisa do Ibope divulgada no dia 24 de setembro. Na mesma pesquisa, 80% dos eleitores dizem desaprovar a maneira como Roberto Peixoto vêm administrando o município.

Corrupção

Na enquete “Avalie sua Cidade”, do UOL Eleições, 56,49% dos internautas de Taubaté apontaram a corrupção como o principal problema da cidade.

Perfil do eleito

Nome: Ortiz Junior
Partido: PSDB
Nascimento: 22/3/1974
Município de nascimento: Taubaté (SP)
Ocupação: Advogado
Vice: Professor Edson do Senai (PTB)
Coligação: Taubaté com Tudo de Novo (PRB / PP / PDT / PTB / PSC / DEM / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSB / PRP / PSDB / PC DO B)

As suspeitas e acusações de corrupção envolvendo políticos entraram na campanha eleitoral e foram utilizadas em ataques deferidos pelos candidatos durante a disputa.

Isaac do Carmo lembrou denúncia da Justiça paulista que envolve Ortiz Junior em fraude de licitações da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao governo estadual de São Paulo.

O pai de Ortiz Junior, Bernardo Ortiz, foi afastado da presidência da FDE e teve seus bens bloqueados pela Justiça no dia 2 de outubro após ação do Ministério Público paulista. O ex-prefeito de Taubaté é acusado de improbidade administrativa e formação de cartel em razão de fraudes em uma licitação para compra de mochilas que consumiu quase R$ 35 milhões.

Taubaté

Os indicadores sociais de Taubaté colocam a cidade bem situada entre os municípios de São Paulo em relação à promoção da qualidade de vida da população. Segundo dados do Censo 2010, Taubaté possui 278.686 habitantes e taxa de analfabetismo de 3,1%, a 17º menor no Estado.

Já o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) - uma adaptação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU, à realidade paulista, feito pela Fundação Seade junto com a Assembléia Legislativa de São Paulo – classifica Taubaté no grupo que engloba os municípios com bons indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade. 

Promessas do eleito 

Na pesquisa divulgada pelo Ibope em 24 de setembro, os eleitores apontavam que o principal problema de Taubaté estava na saúde, citada por 74% dos entrevistados. Em plano de governo apresentado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ortiz Junior apresenta nove propostas para a área. 

Entre elas estão “reorganizar e reestruturar o Sistema de Saúde do município” e “ampliar o número de leitos hospitalares”. Ele também promete criar unidades de saúde, uma AME (Ambulatório Médico Especial) e um centro odontológico. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos