Notícia antiga sobre cancelamento do Enem foi tuitada por integrante da campanha de Serra

Do UOL, em São Paulo

A assessoria da campanha de José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, confirmou nesta sexta-feira (26) que Eden Wiedemann é da equipe do tucano, mas afirma que ele não foi o primeiro a postar no Twitter uma notícia de 2009 sobre o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) naquele ano.

A reportagem foi compartilhada nas redes sociais, o que gerou boatos sobre o cancelamento do Enem 2012.

A campanha de Fernando Haddad (PT), que era ministro da Educação na época dos problemas com o Enem e é hoje o adversário de Serra no segundo turno em São Paulo, responsabiliza Wiedemann por ter espalhado a notícia nas redes.

O post de Wiedemann, que diz “VAI HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem”, foi publicado às 16h11 da última quarta-feira (24) seguido de um link que direcionava para uma matéria publicada em 2009.

O compartilhamento da notícia fez com que o jornal O Globo emitisse uma nota de esclarecimento com o título “Enem 2012 não foi cancelado” --a campanha de Serra argumenta também que o link compartilhado por Wiedemann não era do site de O Globo, mas de outro portal.

“Por motivo alheio à vontade do Globo, uma reportagem publicada no site em 2009, que noticiava o cancelamento das provas do Enem naquele ano, voltou a circular na rede via Facebook, aparecendo em listas de mais lidas da rede social”, diz a nota, divulgada ontem pelo Globo.

O MEC (Ministério da Educação) pediu ao Ministério da Justiça que a Polícia Federal abra investigação sobre o caso.

Ontem, o atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), reafirmou que está “tudo pronto” para a realização do Enem 2012 e falou em “sabotagem” do adversário.

"Por que eles combatem tanto o Enem? O que resta hoje é sabotagem porque eles perderam o debate público", disse Mercadante durante ato da campanha de Haddad.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo aqui

UOL Cursos Online

Todos os cursos