Candidatos reclamam do frio no estúdio, e Haddad sofre com cheiro de tinta no camarim

Mauricio Stycer*

Do UOL, em São Paulo

Contrariando os temores de atraso, os candidatos Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) chegaram com bastante antecedência, por volta das 17h, ao SBT. Foram levados para camarins em pontos bem distantes nos bastidores da emissora.

Haddad precisou deixar o camarim reservado para ele. O forte cheiro de tinta fez que sua rinite alérgica piorasse e ele precisou trocar de sala. Durante o debate, o candidato recorreu à água para tentar controlar a tosse.

Antes das 18h, os dois candidatos entraram no estúdio 2, onde normalmente é gravado o programa da apresentadora Eliana. João Santana, marqueteiro do petista, o orientou até momentos antes do início. Já Serra conversou com Fabio Portela, seu assessor de imprensa.

Ainda antes do início, os dois candidatos pediram a Carlos Nascimento, mediador do encontro, que a temperatura do estúdio fosse elevada. Fazia um frio glacial no ambiente.

Cinco minutos antes do previsto, às 18h05, Nascimento deu inicio ao debate. O encontro terminou 75 minutos depois, às 19h20.

Um cronômetro, à frente da bancada de cada candidato, informava o tempo que cada um dispunha para perguntas (30 segundos), respostas (dois minutos),  réplicas e tréplicas (um minuto).

Os candidatos pouco se alteraram durante o debate. A certa altura, quando Serra estourou o tempo que tinha para uma réplica e Nascimento não o interrompeu, Haddad gesticulou, tentando, sem sucesso, chamar a atenção do mediador. Em outro momento, enquanto Haddad ainda respondia, Serra pediu direito de resposta a Nascimento.

Também houve poucas manifestações do público, formado por convidados dos candidatos, do SBT e do UOL.  Os de Serra riram ao ouvir o candidato, irônico, dizer: “Fernando, eu tenho inveja de você, sinceramente, p ela sua capacidade de fugir dos assuntos.” Os de Haddad protestaram quando tucanos riram de uma resposta de Haddad.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin chegou ao debate às 19h03, no terceiro bloco, quase uma hora depois de seu início. O prefeito Kassab não apareceu.

*Colaborou Julianna Granjeia

UOL Cursos Online

Todos os cursos