Em debate, Patrus diz que Lacerda usa "números mágicos" sobre a saúde de Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, afirmou nesta sexta-feira (7) que o atual prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), utiliza "números mágicos” para mostrar avanços na área de saúde na cidade, que está numa "situação trágica", segundo ele.

"O candidato [Lacerda] é mestre em governar com números. Números, infelizmente, não resolvem problema", afirmou Patrus.

"O problema [na sáude] vem há muito tempo, inclusive quando a prefeitura era administrada pelo PT", respondeu Lacerda. Patrus foi prefeito da cidade entre 1993 e 1996.

Lacerda disse que é "bom em números" porque é um bom gestor e que, segundo pesquisa do SUS (Sistema Único de Saúde), Belo Horizonte é o município que mais gasta per capita no país em saúde. "Fracasso no julgamento do senhor [Patrus]. O SUS avalia a saúde em Belo Horizonte como uma dos melhores em cidades com mais de 500 mil habitantes", declarou o prefeito.

"O senhor ouve pessoas que nunca entraram em uma unidade básica de saúde e fala dos problemas baseado em jornais", afirmou Lacerda.

As declarações foram feitas durante debate promovido pela “Folha de S.Paulo” e a RedeTV!. Além de Patrus e Lacerda, os candidatos Alfredo Flister (PHS) e Maria da Consolação (PSOL) participaram do evento.

Mensalão petista e tucano

Questionado pela jornalista Vera Magalhães, da “Folha de S.Paulo”, sobre o envolvimento do presidente do PSB de Minas, Walfrido dos Mares Guia, com o mensalão mineiro, Lacerda respondeu que a Justiça brasileira tem toda a capacidade de avaliar e julgar corretamente os casos de corrupção.

O suposto mensalão mineiro existiu, segundo o Ministério Público, para financiar a campanha eleitoral de 1998 do PSDB ao governo do Estado, na ocasião comandado pelo hoje deputado federal Eduardo Azeredo. Lacerda é apoiado pelo PSDB.

Depois, foi a vez de Patrus ser questionado sobre o mensalão, mas, desta vez, sobre o caso envolvendo o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do qual foi ministro.

"Eu não estou vivendo o processo que está sendo julgado pelo STF [Supremo Tribunal Federal]. Então, devemos aguardar a resolução", disse Patrus.

O caso do mensalão, denunciado em 2005, tem membros da alta cúpula do PT, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) entre os réus. No total, são acusados 14 políticos, entre ex-ministros, dirigentes de partido e antigos e atuais deputados federais.

No julgamento, o petista João Paulo Cunha, que era candidato a prefeito em Osasco (Grande São Paulo), foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato (uso de cargo público para prática de desvios).

Antigos aliados

Em 2008, Lacerda foi eleito com o apoio do PT e do PSDB. A aliança seria repetida nesta eleição, mas acabou sendo barrada depois que o PT foi excluído da coligação proporcional na chapa de vereadores. A exclusão do PT foi um pedido do senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG).

UOL Cursos Online

Todos os cursos