DEM é condenado por propaganda contra Paes em vídeo de Rodrigo Maia no Rio

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

A Justiça Eleitoral condenou o pré-candidato do DEM à Prefeitura do Rio de Janeiro, o deputado federal Rodrigo Maia, a pagar multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada e negativa do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

A Justiça entendeu que o DEM é responsável por uma série de perfis falsos em redes sociais, criados para atacar Paes, pré-candidato à reeleição, e sua administração. Um vídeo postado no site oficial de Maia e no YouTube reproduz perfis de eleitores que criticam a gestão do peemedebista.

PMDB acusa Maia de fraudar vídeo

As fotos que ilustravam os perfis, porém, foram retiradas de sites internacionais. Além disso, as propagandas eleitorais só são permitidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após o dia 6 de julho.

A decisão, da 192ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, é da última segunda-feira (18). A juíza determinou que o Ministério Público do Estado apure os perfis falsos.

Procurado, o deputado Rodrigo Maia afirmou que irá recorrer da decisão, mas reafirmou que o uso de fotos falsas foi uma estratégia para “proteger a identidade servidores que entraram na campanha e criticam a atual gestão”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos