Sem "confronto direto", Manuela e Fortunati usam promessa de protagonismo para seduzir PP em Porto Alegre

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

De olho no apoio do PP na disputa eleitoral, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e a deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) apresentaram suas propostas aos progressistas na noite desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O partido deve se posicionar oficialmente sobre sua decisão até o dia 11.

Os pré-candidatos à Prefeitura da capital gaúcha não se cruzaram no encontro, estratégia cumprida à risca pela comissão eleitoral criada pelo próprio PP. A primeira a falar para os cerca de cem membros do diretório municipal progressista foi Manuela.

A deputada federal atacou a gestão de Fortunati, utilizando dificuldades nos quesitos educação e segurança pública, por exemplo, como argumento. Aos membros do PP, prometeu um papel de destaque em sua chapa, reservando, inclusive, a vaga de vice, e coligação proporcional entre os dois partidos.

“Quero convidar o PP para ser protagonista deste projeto. Vocês administrarão Porto Alegre junto comigo”, afirmou.

A comunista, apoiada pela senadora Ana Amélia Lemos (PP), tentou diminuir as diferenças entre sua legenda e a progressista, e ressaltou que vem tentando se aproximar da sigla há quatro anos, na última eleição para a prefeitura da capital.

“Cabe ao PP deixar marcas e não apenas pegadas na administração de Porto Alegre”, disse Manuela.

Mais espaço

Logo em seguida foi a vez de Fortunati. O pré-candidato salientou a participação dos progressistas na sua atual gestão à frente de duas pastas, o Inovapoa (Gabinete de Inovação e Tecnologia) e a Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), e destacou que, caso consiga a reeleição, o PP terá um espaço ainda maior na administração.

“Queremos garantir que o PP será protagonista do próximo governo com PDT, PMDB e PTB”, destacou.

Ele chamou de fundamental o apoio dos progressistas e elogiou lideranças do partido, como o líder do governo na Câmara de Vereadores, João Dib, assumidamente apoiador de uma aliança com Fortunati.

“O PP consolida uma visão de democracia em que a vida partidária é fundamental”, afirmou o atual prefeito, que também usou o projeto do metrô subterrâneo da cidade, a revitalização do Cais Mauá, a criação de creches e a ampliação da Guarda Municipal como destaque de sua gestão para conquistar o apoio dos progressistas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos