Pesquisa DataTempo/CP2: Lacerda tem 50,2% e Quintão 12,7% em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Rossevelt Pinheiro - 16 out. 2008/Folhapress

    Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB)

    Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB)

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), tem até 50,2% das intenções de voto na capital mineira, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto DataTempo/CP2, no fim de semana.

Conforme o levantamento, o socialista lidera em todos os cenários, alcançando sempre mais da metade das intenções de voto, com topo de 50,2%.  De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, não haveria segundo turno na capital mineira.

No cenário em que aparecem todos os nomes dos possíveis candidatos, Lacerda obtém 50,2% das intenções de voto. O segundo colocado é o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), com 12,7% da preferência dos pesquisados.

Em 2008, Quintão foi responsável pela realização de um segundo turno na capital mineira. O peemedebista ficou com 41% e, o socialista, venceu com 59% dos votos válidos.

O deputado estadual Délio Malheiros (PV) ocupa a terceira colocação no levantamento, com 4,4%, seguido pela professora Vanessa Portugal (PSTU), com 3,6%.

O deputado federal Eros Biondi (PTB) tem 3%, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) 2,8% e o deputado estadual Gustavo Corrêa (DEM) 0,6%.

A pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de abril, com 900 entrevistados. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00056/2012.

Avaliações positivas

Pesquisada divulgada pelo Instituto Sensus, também no fim de semana, aponta que 55,8% dos moradores de Belo Horizonte consideram positiva a administração do prefeito Márcio Lacerda. Outros 28,1% consideram a gestão do socialista regular e, para 13,9%, é negativa a atuação do prefeito.

A pesquisa domiciliar, realizada entre os dias 27 e 30 de abril, foi feita com mil eleitores de Belo Horizonte. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

O levantamento ainda revela que a gestão do governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), é aprovada por 51,6% do eleitorado. Outros 33% dos entrevistados consideram o governo do tucano regular. O índice de rejeição foi de 11,8%.

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) é bem avaliado por 59,1% dos entrevistados.

Embora esse número supere a avaliação positiva do governador e do prefeito da capital mineira, ele fica bem abaixo da avaliação nacional de seu governo, que na maioria dos levantamentos aponta um índice positivo superior a 75%.

Consideram regular a gestão da petista 30,6% e, 9%, tem uma avaliação negativa do governo.

Ainda de acordo com a pesquisa, 14,4% dos entrevistados citaram o PT como legenda de preferência. O PSDB ficou com 2,7% da preferência e, o PMDB, com 1,7%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos