Ibope mostra Manuela D'Ávila na liderança pela prefeitura de Porto Alegre (RS)

Do UOL

Em Porto Alegre

A deputada federal Manuela D'Ávila (PcdoB-RS) levaria vantagem frente ao prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PDT-RS), na disputa pela prefeitura da capital gaúcha, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada neste sábado (7).

No levantamento contratado pelo Grupo RBS, a parlamentar aparece à frente do pedetista em todos os cenários avaliados. Na pesquisa estimulada (quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos prováveis candidatos), Manuela saiu na frente de Fortunati, o segundo colocado, com os seguintes percentuais: 37% a 28%, 36% a 28%, 36% a 29%, e 37% a 29%. Já na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os candidatos ao entrevistado), Manuela alcançou 20%, enquanto Fortunati alcançou 16%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de março e 1º de abril, e consultou 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O documento foi registrado no TRE sob o protocolo RS-00006/2012.

No último dia 27 de março, o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, já tinha divulgado os resultados de um levantamento feito pelo Instituto Methodus, que mostrava empate entre o candidato do PDT e a candidata do PCdoB. Com margem de erro de 4,1 pontos porcentuais para mais ou para menos, a tabulação apontou Fortunati liderando todos os cenários, mas sempre em condição de empate técnico com Manuela. Nas três simulações o pedetista venceu por 33,5% a 31,3%, 35,2% a 34,3%, e 40,3% a 37,2%. A pesquisa questionou 600 eleitores entre os dias 20 e 22 de março.

UOL Cursos Online

Todos os cursos