27/10/2010 - 13h24

Dilma ganha direito de resposta contra Weslian Roriz no DF

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) ganhou direito de resposta contra o programa de TV da candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC), exibido no dia 12 de outubro, no horário eleitoral gratuito.

A coligação da petista havia solicitado direito de resposta contra o programa ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por considerar o conteúdo veiculado “calunioso, difamatório, falso e ofensivo”. O programa em questão exibiu um trecho de homilia em que o padre José Augusto pede aos fiéis que não votem na candidata petista afirmando que o partido seria favorável ao aborto.

Na representação encaminhada ao TSE, o PT sustenta que sua posição sobre o tema é pela "defesa da saúde das mulheres que diariamente se submetem à prática do aborto clandestino". Também alegavam que “defender tratamento digno às mulheres não significa defender o aborto”.

Em sua decisão, a ministra Nancy Andrighi avaliou que as afirmações, na forma como foram veiculadas, “ultrapassaram o discurso característico dos embates políticos, os limites da crítica política, a livre manifestação do pensamento crítico e o exercício da liberdade de expressão”. Dilma terá um minuto no programa de televisão noturno de Weslian Roriz.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host