27/10/2010 - 07h00

Na Bahia, Dilma diz que Serra promove ódio por falta de projeto e pede "axé"

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Enviado a Vitória da Conquista (BA)

Em Vitória da Conquista (BA), uma das poucas cidades nordestinas onde perdeu para o rival José Serra (PSDB) no primeiro turno, a candidata do PT à Presidência Dilma Rousseff afirmou na noite de terça-feira que o adversário não tem projetos para o país e que, segundo ela, repete a estratégia de tentar provocar medo nos eleitores.

No terceiro maior colégio eleitoral da Bahia a petista encerrou um giro que incluiu a capital cearense Fortaleza e Caruaru, em Pernambuco. O nordeste é o principal reduto de apoiadores da candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta campanha, Serra já tinha visitado a cidade duas vezes.

 “Esse medo que a cada eleição eles tentam colocar nas pessoas é porque não tem projeto para o Brasil, para o nordeste e para os homens e mulheres deste país”, disse Dilma. “Agora eles tentam também usar o preconceito e criar entre nós o ódio. O povo vai responder com esperança e amor.”

Ao lado do governador reeleito Jaques Wagner (PT), a líder nas pesquisas se disse emocionada pela receptividade no sudoeste da Bahia, mas teve dificuldades para contagiar seus potenciais eleitores. Só recebeu aplausos fortes ao citar Lula e ao pedir “axé” para a reta final.

Símbolo

Na cidade onde perdeu para Serra por estreita margem (59.420 a 56.780 votos), a petista disse fazer uma visita simbólica. “Vitória e conquista. É disso que vim falar com vocês”, afirmou a presidenciável a um público de aproximadamente 4.000 pessoas segundo a Polícia Militar.

José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da campanha petista, disse que vencer na cidade baiana é “quase questão de honra”. “Temos quatro mandatos consecutivos de prefeito aqui. Serra veio duas vezes e Marina Silva veio também. Não seria justo faltarmos.”

O encontro também foi pedido por Wagner, que apresentou Dilma como principal fator para a popularidade de Lula atingir 83% de aprovação, segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite de terça-feira (26). “O governo foi muito melhor depois que ela assumiu a Casa Civil, sem nenhum demérito aos outros”, disse. “Você nunca tramou para ser presidente. Nunca tramou para cargo nenhum. E está sendo reconhecida.”          

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host