13/09/2010 - 14h43

Para José Serra, vice é ''coisa do passado''

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

Em debate na sede Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta segunda-feira (13), o candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), se mostrou  contrário à figura do vice-presidente. “Fiz uma emenda para não ter vice. O vice é uma coisa que vem do passado. O vice hoje é para composição política. Muitas vezes soma ao contrário”, afirmou o presidenciável.


A afirmação gerou risos na platéia de advogados pelo fato do vice-presidente da OAB, Alberto de Paula Machado, estar sentado próximo ao candidato tucano, para discutir propostas de reforma política.

Durante o evento, que aconteceu em Brasília e reuniu integrantes da OAB para discutir reforma política no país, Serra voltou a afirmar que é contra à reeleição, é a favor do mandato de cinco anos e apoia a ideia de acabar com a obrigatoriedade do voto. Serra também disse que não concorda com o financiamento público de campanha como a melhor estratégia para manter a transparência no processo eleitoral.

O ex-governador de São Paulo sugeriu que a OAB fizesse uma proposta para reduzir o atual número de partidos com o intuito de eliminar "partidos de aluguel".

"Tem que ser encontrada uma fórmula legal de forçar a existência de debates, o que pressupõe medidas para limitar a representação de partidos nanicos sem a menor representatividade. (...) No caso dos partidos, a prevalência do sistema eleitoral distrital ou de lista já tende a produzir uma seleção maior. Por essa lógica partido nanico vai ter muito pouco possibilidade de eleger um número significativo de parlamentares. O próprio sistema dificulta", disse.

Amanhã, os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Marina Silva (PV) participam da mesma conversa com os advogados às 10h e às 11h de amanhã, respectivamente. Dilma Roussef (PT) foi convidada, chegou a confirmar presença, mas não irá à OAB.
 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host