13/09/2010 - 12h59

Serra acusa Receita Federal de "mentir sistematicamente" sobre quebra de sigilo

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), voltou a afirmar nesta segunda-feira (13), em Brasília, que "tanto a Receita Federal quanto a Corregedoria do órgão têm sistematicamente mentido e se omitido em relação às evidências que vêm surgindo" sobre os vazamentos de dados sigilosos de aliados do tucano.

"Deveria ter análise do ponto de vista jurídico, porque a vítima passa a ser culpado, criminalizado com ações jurídicas que tem objetivo dar publicidade. É isso que tem acontecido. Outra questão ligada a essa é a do aparelhamento do Estado, como se Estado devesse servir a um partido", disse a uma platéia de advogados na sede do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).


"Por outro lado, questões que envolvem advogados envolvem outros setores da sociedade e outros direitos que devem ser defendidos cotidianamente no nosso país. Há esse episódio que está sendo investigado pela imprensa que é da quebra de sigilo, com finalidades claramente eleitorais, que se diga isso com toda clareza", completou o presidenciável.

O ex-governador de São Paulo foi convidado pela OAB para discutir o tema "reforma política". Sobre a questão, Serra defendeu uma mudança no sistema eleitoral, em direção ao voto distrital ou ao voto em lista partidária.

Segundo o candidato, “com experiência de quem já disputou oito eleições e está disputando a nona”, a alteração nas eleições geraria a redução de custos de cinco a dez vezes em relação ao gasto atual.

"Outro aspecto é que, além de reduzir custos, tem que ser encontrada fórmula legal de forças a existência de debates, o que pressupõe medidas para limitar a representação de partidos nanicos sem a menor representatividade ou corrente de opinião – muitas vezes para a apresentação de candidatos paranóicos ou legendas de aluguel", defendeu.

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host