29/09/2010 - 16h21

TRE-DF suspende material de Weslian Roriz com propaganda do marido

Da redação
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) decidiu, nesta quarta-feira (29), suspender todo o material de propaganda eleitoral da coligação "Esperança Renovada", da candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC), que induza o eleitor a pensar que Joaquim Roriz ainda é candidato ao cargo.

De acordo com a decisão, a coligação tem 12 horas para retirar os materiais impressos que indiquem Roriz como candidato ao governo e está proibida a veiculação de propaganda em rádio, televisão e internet. A mesma regra vale para as propagandas de candidatos ao Senado e distritais que sejam aliados de Roriz.

O pedido foi feito pela coligação "Novo Caminho", do principal adversário de Weslian, Agnelo Queiroz (PT), por meio de representação no tribunal. Segundo a ação, diversas propagandas da candidata ainda traziam a informação de que Roriz era o candidato ao governo.

Caso a determinação do TRE não seja cumprida, a fiscalização do órgão fará o recolhimento do material irregular e a coligação pode ser multada em R$ 10 mil por dia.

Weslian foi anunciada como candidata ao governo do Distrito Federal no lugar de Roriz na última sexta-feira (24). O ex-governador desistiu de disputar o cargo depois do impasse no STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento de recurso para deferir sua candidatura, barrada pelo TRE-DF e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa.

Nesta quarta-feira, o STF retomou o caso e, devido à retirada de candidatura de Roriz, decidiu pelo arquivamento do processo.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host