27/09/2010 - 15h13

Procurador-geral classifica renúncia de Roriz de "esperteza no mau sentido"

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília
  • Roriz e Weslian Roriz, anunciam mudanças na candidatura em entrevista coletiva na sexta (24)

    Roriz e Weslian Roriz, anunciam mudanças na candidatura em entrevista coletiva na sexta (24)

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, classificou a estratégia do ex-candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), de desistir da candidatura e indicar sua mulher, Weslian como cabeça de chapa, a menos de dez dias da eleição, como "esperteza no mau sentido".

"Não tenho dúvida de que desistência de Roriz se trata de um subterfúgio que é preciso impedir. Hoje, temos uma legislação que, em princípio, toleraria esse tipo de prática, mas é preciso trabalhar para inibir esse tipo de estratagema que, na verdade, não ajuda e não atende bem a democracia. É mais um daqueles lances que poderíamos chamar da ‘esperteza, no mau sentido, brasileiro’", disse Gurgel.

A desistência de Roriz ocorreu um dia depois do julgamento da aplicação da Lei da Ficha Limpa e dos recursos apresentados pela defesa de Roriz terminar sem decisão no STF (Supremo Tribunal Federal), na última sexta-feira (24). A candidatura de Roriz foi indeferida no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Gurgel assinou, nesta segunda-feira (27), um termo de cooperação com a Controladoria-Geral da União para combater crimes de corrupção em âmbito federal. O objetivo da parceria é facilitar a troca de informações e frear desvios de recursos da União, dando mais eficácia às ações de combate a tais situações.

O procurador-geral disse ainda que o processo eleitoral tem sido constantemente aprimorado e que a permissão para troca de candidatos deveria ser um dos pontos de análise para futuras alterações da lei. “Sempre há pontos que devem ser corrigidos com vistas ao futuro, e esse é sem dúvida um que deve merecer atenção do legislador. Estamos examinando. Em princípio a legislação tolera esse tipo de procedimento, mas estamos analisando para ver se é possível fazer alguma coisa [sobre o caso Roriz]", declarou.

Casada há 50 anos com Roriz, Weslian nunca se candidatou a nenhum cargo público. O candidato a vice-governador na chapa de Weslain continua sendo o deputado federal Jofran Frejat (PR), o mesmo de Roriz.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host